Thiago Biazetto – CCO (Chief Criative Officer) da TIF Comunicação, em Curitiba, projeta um ano melhor para sua agência e para a publicidade em 2021. Como isso é possível? Segundo ele, com foco, determinação, mudança nos processos e, principalmente, aprendendo com a atual crise. Biazetto diz que tem duas maneiras de prever o futuro das agências: sendo pessimista ou otimista. Ele prefere a segunda opção.
#APRENDIZADO COM A PANDEMIA
É um aprendizado que vamos levar para a vida. Tivemos que nos adaptar e otimizar o nosso negócio. Percebemos que existem outras maneiras de entregar com excelência o nosso trabalho só que não daquele mesmo formato que nós entregávamos pré-Covid. Um dos primeiros problemas que tivemos que resolver com a pandemia foi o de comunicação. Aqui a gente desenvolve comunicação de interesse público. E esse é um momento nossos clientes têm de se comunicar com eficácia. Tivemos que nos adaptar rapidamente. Mudamos o rumo de todos os clientes. Todos eles se mantiveram na mídia, mas com uma intensidade menor. Tivemos que adaptar todas as mensagens, colocar as marcas ao lado das pessoas (não era o momento de vender nada nos primeiros meses). Era hora de ajudar, de desenvolver a empatia. Então a gente conseguiu fazer essa transição e nos adaptamos rápido e nossa equipe foi bastante produtiva. Fiz o planejamento ano passado, não contando com a pandemia, e estamos 6% acima do Budget antes mesmo de terminar o ano. Temos ainda alguns meses para fechar 2020 e não podemos perder esse resultado acima do esperado. O que foi uma surpresa positiva, pois para muitas agências houve retração. Isso também é resultado de ações que já vínhamos implementando como mudança de uma série de métodos, controles e processos internos.
#JEITO DIFERENTE
A criatividade está em todo o lugar e não só na criação. Somos agência, somos design, somos conteúdo, somos consultores. Percebemos o quanto é importante somar esforços, ampliar parcerias e manter uma equipe de colaboradores motivada e produtiva, mesmo remotamente neste momento. Nosso diferencial está nos serviços. Entre eles, desenvolvemos com bastante sucesso já, o conceito Brand Punch. Ou seja, é o impacto da criatividade com entendimento. O nosso jeito de fazer diferente e fazer diferença nos resultados dos nossos clientes e negócios. É busca de conhecimento para tomada de decisões estratégicas, táticas e criativas de forma mais consciente e consistente. Em 45 dias a agência faz o diagnóstico, entrega um Plano para 12 ou 24 meses. O nosso índice de acerto quando a gente faz o BP é muito alto. Os clientes não precisam estar refém de um modelo único.
#FUTURO COM MAIS EFICIÊNCIA
A previsão é que vamos fechar o ano bem. Não devemos entender que todo o lucro, toda a receita, toda a análise feita seja baseada apenas em números. O ano está sendo cruel, apesar do nosso bom desempenho. Estamos trabalhando para que 2020 feche bem. Por enquanto está ótimo. Espero que tenha passado o pior. Mas também entenderia se não tivesse dentro dessa previsão. Teve aprendizados que são muito maiores que os financeiros. Medo e alguns preconceito caíram com a crise. Com a mudança que estamos fazendo internamente em processos e controles também iremos projetar um Budget diferente para o ano que vem. Porque estamos mudando nosso modelo de negócio. Pode ser que eu mude muita coisa em que vou orçar ano que vem. Se eu conseguir manter alguns desses aprendizados que a pandemia trouxe pode ser que a gente esteja falando de uma entrega igual, mas com uma rentabilidade maior. Acho que saímos muito mais fortes do que enfraquecidos. O importante é ter conhecimento das marcas, mas também nas pessoas. tivemos que ser muito humanos e isso é muito importante. Tivemos que ressignificar o TIF -TEMPO DE INVENTAR O FUTURO. Eu acho que 2021 será difícil, mas vejo boas perspectivas pela frente.