O setor de franquias brasileiro faturou R$ 69,9 bilhões no segundo trimestre de 2025, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado representa alta de 14,2%em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os segmentos, o de Limpeza e Conservação liderou com crescimento de 15,4%, impulsionado pela popularização das lavanderias self-service.

A Lavô, maior rede do país nesse modelo, acompanha o ritmo acelerado do mercado: a marca inaugura uma unidade a cada 30 horas, já ultrapassou 600 operações em funcionamento e alcançou a marca de mil franquias comercializadas.

IMG_6353
Líder de mercado, Lavô já soma mais de 600 unidades e desponta como referência em modelo escalável. Crédito: Divulgação

“Apostamos em inovação, práticas sustentáveis e no modelo de gestão remota, que dispensa equipe fixa, como estratégia de expansão. Esses diferenciais nos permitem transformar os desafios do setor em oportunidades reais de crescimento”, afirma Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô.

O crescimento do modelo reflete mudanças no comportamento do consumidor. A retomada da rotina presencial e a busca por soluções que economizem tempo favorecem serviços rápidos e de baixo custo fixo. Com investimentos a partir de R$ 149 mil em condomínios residenciais e R$ 230 mil no modelo de loja, a Lavô consolidou-se como franquia de alta rentabilidade. Sua flexibilidade de instalação permite atuação em diferentes pontos, como condomínios, vias públicas e até postos de gasolina.