
O mercado publicitário se reuniu nesta terça-feira (28), no Radisson Hotel Curitiba, para acompanhar o lançamento do livro “100 Anos de Criatividade”, projeto idealizado por João Pedro Albuquerque, executado pelo Instituto JD Rodrigues (Grupo OM Marketing & Comunicação), que tem a autoria do escritor e publicitário Paulo Vítola, pesquisa do jornalista Cícero Lira, direção geral do designer Zeh Henrique Rodrigues, direção de arte de Paula Aires e pesquisa iconográfica de Eliane Sganzerla.
A edição celebra o aniversário de fundação da primeira agência de publicidade no Estado, apresentando um recorte de 1921 a 2021, com acervo histórico de peças e mais de 50 depoimentos de profissionais que ajudaram a construir essa trajetória. Para JD Rodrigues, fundador do Grupo OM, a obra preserva a memória da propaganda paranaense e se torna essencial para as próximas gerações de comunicadores. “A História da Propaganda do Paraná merece uma obra dessa envergadura. E muito obrigado a todos os que ajudaram a viabilizar este magnífico projeto”, destaca.
Em “100 Anos de Criatividade” estão registrados diversos momentos da propaganda, sempre em sintonia com a transformação da economia e da sociedade, contadas pelos pesquisadores e pelos próprios protagonistas. “No livro, procurei mostrar como a propaganda sempre azeitou as engrenagens da vida econômica, social e política paranaense, desde a Emancipação até os dias de hoje, por meio da criação de histórias absolutamente encantadoras”, diz Paulo Vítola, que também é presidente da Academia Paranaense de Letras (APL).
O livro é o ponto central de uma ampla iniciativa que já conta com uma landing page – https://propr100.com.br/ – onde estão informações como o acervo histórico de peças publicitárias, os 100 Melhores Anúncios, as 100 Melhores Campanhas, os 100 Melhores Spots de Rádio, os 100 Melhores Jingles, os 100 Melhores Filmes e as 100 Melhores Ações em Mídia Digital da propaganda paranaense em 100 anos de trabalho. Também serão lançados futuramente podcasts e webséries com o tema.
Outras informações e conteúdos podem ser acompanhados no Instagram @propr100. O livro pode ser adquirido no site https://palavraria.com.br/prateleira/.
Ficha Técnica
Idealização: João Pedro Albuquerque
Realização: Instituto J.D.Rodrigues Marketing & Comunicação Integrada
Plano da obra, pesquisa histórica, texto e organização: Paulo Vitola
Coordenação geral: Zeh Henrique Rodrigues
Atendimento: Laura Sferelli Fontoura
Pesquisa sobre a Propaganda paranaense de 2000 a 2021: Cícero Lira
Pesquisa e levantamento iconográfico: Eliane Sganzerla
Copidesque dos depoimentos: Roberto Prado
Projeto Gráfico: Paula Ayres
Diagramação: Alberto Hermes Machado dos Santos
Impressão: Corgraf
Apoio:
Grupo OM Marketing e Comunicação
OpusMúltipla
Brainbox
HouseCricket
Senso
Tailor Media
D’OM
ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná
Amplo Logística
Básica Comunicações
Corgraf
GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação
Imagem Brasil Comunicação Visual
Jamute Áudio
Redhook School
SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná