O formato de outlets segue em expansão no país e vem se consolidando como um dos principais canais de escoamento e relacionamento das grandes marcas do varejo. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o segmento registrou crescimento de 4,6% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. A área bruta locável (ABL) atingiu 346 mil metros quadrados em 2024, um aumento de 24% sobre o ano anterior.
Antes voltado apenas a coleções antigas, o modelo hoje reúne marcas reconhecidas que utilizam os outlets para reforçar presença de mercado e ampliar o contato com o consumidor.
“O consumidor vem atraído pela oferta, mas muitas vezes leva produtos premium, inclusive de coleções recentes. As marcas de desejo são decisivas para esse comportamento, porque aumentam o ticket médio e fortalecem a experiência de compra”, afirma o superintendente do City Center Outlet Premium, em Campo Largo (PR), Rodrigo Alvim.
Expansão no Paraná
Único outlet do Estado, o City Center Outlet Premium reúne grifes como Boss, Lacoste, Tommy Hilfiger, Nike, Adidas e The North Face. O empreendimento segue o modelo americano, com áreas abertas e térreas, e localização estratégica a 25 quilômetros de Curitiba. A maior parte dos visitantes é da capital, seguida por moradores da região metropolitana e de cidades como Ponta Grossa, Londrina e Maringá.
“O outlet não é uma visita de impulso. O cliente organiza a vinda e transforma a experiência em um passeio. Isso mostra que o consumo está associado também ao lazer e à convivência”, completa Alvim.
Crescimento contínuo
Em menos de três anos de operação, o City Center Outlet Premium registra aumento de 10% no fluxo de visitantes e de 15% nas vendas, em comparação com 2024. O desempenho foi impulsionado pelo câmbio alto, que estimula o consumo de marcas internacionais no mercado interno.
“Nosso público busca qualidade com preço competitivo. Estar em um outlet é uma estratégia eficiente para oferecer produtos reconhecidos, com descontos atrativos, em um ambiente planejado para toda a família”, afirma a gerente de marketing do empreendimento, Fernanda Hickson.