
O Grupo de Mídia do Paraná (GMPR), um dos mais atuantes do país, finaliza o ano com nova diretoria (Gestão 2022-2024). Quem assume o cargo de presidente é a publicitária Rejane Lemes, da Jobspace Creative, que irá dar continuidade as ações exitosas já implementadas nas gestões anteriores. Entre os muitos desafios, ela pretende ampliar a base de sócios com o objetivo de atrair os jovens profissionais e intensificar a parceria com as universidades, contribuindo com a formação de quem entra no mercado.
Nessa entrevista exclusiva para o Conexão Business, Rejane diz que os desafios são grandes, porém está confiante porque não está sozinha nessa jornada. Junto com ela, uma equipe de primeira linha: Fernanda Cardoso (G/PAC) – Vice-Presidente; Franciele Yasmin (G/PAC) – Tesoureira; Giovana Dalla Corte – 1a Coordenadora e Flavia Stamm (Bronx) – 2a Coordenadora. Quer uma novidade em primeira mão? Rejane revelou que no dia 21 de junho do ano que vem – Dia do Mídia – o Best Mídia está de volta. Ainda sem local previsto para a festa, o maior evento de mídia do Paraná ocorre desde 2011 e, por conta da Pandemia, não teve continuidade.
O Grupo de Mídia do Paraná foi fundado em 1997 e atua fortemente na capital, mas a cada ano vem ampliando as conexões com outras regiões do Estado. Rejane explica que o propósito do Grupo, desde sua criação, é colaborar com o desenvolvimento do mercado com foco nos seguintes pilares: Educação, Formação, Conteúdo e Relacionamento. “Queremos promover a educação e estar mais perto das universidades, trocando informações e experiências. A formação do profissional de mídia é muito importante, principalmente neste contexto de mudanças tão rápidas. Estimular o relacionamento também é fundamental na nossa profissão. Relacionamento e conteúdo estão bem próximos com a realização do Café com Mídia (clássico evento mensal patrocinado pelos veículos). Nesse evento não são apresentados conteúdo comercial, mas informação, troca de ideias sobre a nossa área. Ou seja, apresentamos pesquisas, abordamos temas diversos da área, discutimos sobre novas plataformas e tendências. Outros eventos de Relacionamento/Conteúdo que daremos continuidade são: Boteco do Mídia que reúne a galera para se divertir. E o Bistrô do Mídia que também promove conhecimento, além da boa gastronomia”.
Rejane comenta que o Grupo de Mídia é muito importante para o desenvolvimento do mercado e que todos que fazem parte do meio deviam participar. “Queremos engajar principalmente os jovens, mostrar a eles que é importante se relacionar, conhecer os profissionais e discutir o segmento que é estratégico e vital para os negócios. Eu participo do Grupo de Mídia praticamente desde sua origem e percebo uma grande contribuição profissional com as ações e eventos realizados. Com certeza contribuiu muito para minha formação”.
Segundo Rejane muitos jovens publicitários desconhecem o Grupo de Mídia e o grande desafio é ultrapassar essa barreira. “Essa geração é totalmente digital e muitos profissionais não têm conhecimento amplo da área. Acreditam que só a mídia online traz resultados. Fazer um bom planejamento de mídia requer estar atento as pesquisas para conhecer melhor o consumidor e saber criar uma boa estratégia para atraí-lo ou fidelizá-lo. É necessário conhecer todos os meios”.
Para a presidente do Grupo de Mídia do Paraná, o segmento é promissor e faltam vagas para serem preenchidas no mercado. “Estamos com escassez de bons profissionais de mídia. Poucos que desejam atuar na área só querem fazer Social Media. Só que mídia não é só digital. O profissional precisa desenvolver um planejamento 360º”. Rejane diz que o perfil que as agências buscam é de um(a) mídia que deve conhecer as técnicas, mas tem que ser criativo(a), fazer alavancar negócios, tem que entender que precisam ser usadas várias abordagens para chegar no consumidor.
Para o início de 2023, após o Carnaval, Rejane destaca que ocorrerão a cada mês um evento do Grupo de Mídia, retomando o calendário das ações. Ela revela que uma parceria com o Grupo de Mídia de São Paulo está sendo feita com a intenção de trazer cursos para serem ministrados também em Curitiba. Além disso, essa aproximação com os paulistas deve gerar novas ações com o objetivo de compartilhar conhecimentos e discutir o setor. Rejane destaca que a nova gestão irá desenvolver uma pesquisa para ouvir o mercado regional sobre a atuação do Grupo e sobre a importância do profissional de mídia. “Nossa intenção é conhecer ainda mais sobre a atividade. Ou seja, temos muito trabalho pela frente”. Apesar dos desafios, a publicitária comenta que está vivendo o seu melhor momento profissional frente ao Grupo de Mídia e com os projetos que estão sendo desenvolvidos para a Jobspace Creative. Ela integra o time da agência desde agosto deste ano. “Estou vivendo um momento incrível aqui. A agência está crescendo com a conquista de novos clientes e muitas novidades vêm por aí. Estou muito feliz na nova casa”, conclui.