A maioria das agências do Paraná ainda sente no bolso o impacto da retração dos investimentos publicitários causados pela Pandemia. É o que aponta uma sondagem da VanPro, que avalia a gestão das agências de publicidade em todo o país, realizada pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) nos meses de agosto e setembro. Os dados regionais (com as devidas proporções) seguem a tendência do mercado nacional. A pesquisa contou com a participação de 347 empresas de 21 estados e do Distrito Federal. No Sul houve 53 respondentes, sendo que 12 empresas são do Paraná. Para cerca de 67% das agências paranaenses pesquisadas, a retomada ainda caminha a passos lentos. Apenas 33% afirmam que devem fechar o ano sem perda de receita.
Ao avaliar a pesquisa, o presidente do Sinapro/PR (Sindicato das Agências de Propaganda), Rodrigo Havro Rodrigues, diz que a retomada ocorreu de forma mais acelerada para algumas agências possivelmente por dois fatores: “Essas empresas tinham um mix diferenciado de clientes ou estavam com maior parte do seu faturamento em segmentos da economia que não encolheram como Ensino a Distância, Logística, Medicamentos, Exames Laboratoriais, Telecomunicações, E-commerce e Agronegócio, entre outros” , explica.
Dados da Fenapro apontam ainda que 41,67% das agências têm previsão de queda de Receita em 2020 em torno de 50% em comparação a 2019. As maiores dificuldades para o enfrentamento desta crise, de acordo com a sondagem, são: Captação de recursos, seguido por Gestão de Equipe, Gestão Financeira e Relevância junto aos clientes. As principais medidas adotadas pelo setor para amenizar esse impacto negativo, segundo o levantamento, foram a redução de jornada de trabalho e salários, empréstimo de Auxílio para a Folha de Pagamento e demissões.
Sobre o futuro da agência, 33% dos pesquisados responderam que será “estável” e 25% apontam que será “ruim” e o restante não consegue prever. Apesar do cenário ainda ser nebuloso para muitas agências, Rodrigo diz que alguns anunciantes já retomaram os investimentos, mas prevê que a situação deve melhorar, efetivamente, só a partir do primeiro trimestre do ano que vem. “Temos que ser otimistas”.
Para Rodrigo, a Pandemia trouxe algumas lições como manter total controle financeiro da empresa, ter um capital de giro forte e primar pela eficiência operacional. “Outro fator relevante que as agências perceberam é que devem trazer mais valor na relação com seu cliente, com mais planejamento, implementando novas metodologias para o desenvolvimento da atividade e não ficar somente focado em desenvolvimento de estratégias de mídia publicitária”. A pesquisa completa está disponível neste link https://bit.ly/Vanpro.