A Pathfind, empresa especializada em otimização e redução de custos logísticos, desenvolveu um produto que une roteirizador dinâmico, aplicativo para motoristas (chamado de Paths) e torre de controle. O sistema inteligente utiliza algoritmos de machine learning, ou seja, quanto mais é usado, mais se atualiza e otimiza as rotas. A empresa aproveita a aceleração digital com a pandemia e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Segundo relatório de abril de 2020 do Waze, aplicativo de solução em mobilidade, houve diminuição de 69% no número de quilômetros rodados no app por usuário no país. Em paralelo, ocorreu um aumento significativo na demanda por logística, resultado da expansão dos e-commerces e das compras online no período. Segundo a marca, o sistema já foi testado por clientes e está em desenvolvimento desde fevereiro de 2019. O objetivo é facilitar o dia a dia da logística, uma opção viável para quem tem grandes frotas e diversas entregas diárias. “Neste formato ninguém tem no mercado, juntamos os três em um único produto, voltado para veículos de entrega, de médios a grandes”, explica Antonio Wrobleski, presidente do Conselho Administrativo da Pathfind. O produto realiza o cadastro de todos os clientes e as respectivas entregas, planeja o trajeto – com opção de priorizar consumidores, mostra no dashboard todas as rotas, atrasos, distância, pedidos e visitas, além da classificação dos tipos de serviços: entrega (E), entrega e coleta (E+C) e/ou coleta (C). “O sistema utiliza o GPS do celular. Tem histórico da rota, cria relatórios e é uma torre de controle – a empresa em suas mãos, já que apresenta uma visão geral do empreendimento”, destaca Wrobleski. Atualmente, a empresa atende a mais de 400 clientes, entre eles FedEx, DHL, Votorantim Cimentos, Nestlé e Heineken.
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