Profissionais que atuam no incentivo ao empreendedorismo nos municípios do Paraná foram reconhecidos no PRacelerar 2025, evento promovido pelo Sebrae/PR em Foz do Iguaçu e que se encerra nesta sexta-feira (3). Atualmente, mais de 230 agentes estão em atividade no Estado, articulando políticas locais, apoiando a abertura de empresas e fortalecendo o ambiente de negócios.
Esses profissionais atuam em parceria com as prefeituras, promovendo ações de desburocratização, difundindo a cultura empreendedora e articulando soluções para novos empreendedores.
“A Sala do Empreendedor é o coração do empreendedorismo nas cidades. É onde tudo acontece. Ali, os empreendedores encontram o suporte necessário para transformar suas ideias em negócios”, afirmou Elaine Andreia Alcântara Dias Silva, agente de Porecatu, no Norte do Paraná.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Reinaldo Rissete, destacou que, ao final de 2025, a instituição já atua em 377 municípios do Estado e reforçou que as novas gestões municipais precisam priorizar tanto a qualidade de vida da população quanto o fortalecimento do empreendedorismo — papel no qual os agentes têm função estratégica.
Além do atendimento presencial, os agentes também buscam ativamente potenciais empreendedores. Em Renascença, Sudoeste do Paraná, Daisy Berlatto ressaltou que o trabalho inclui oferecer orientação prática sobre abertura e gestão de negócios, com apoio das cartilhas do Sebrae. Já em Santa Helena, Oeste do Estado, Luan Felipe Schimmelfenning explicou que o papel do agente envolve identificar demandas locais e articular secretarias e departamentos para gerar soluções aos empreendedores.