Ele é engajado, está atento as nuances do mercado e de olho no futuro. A reinvenção faz parte do seu negócio e está no seu DNA como jornalista, assessor de comunicação, sócio-fundador da Central Press. Agora o comunicador e empresário Claudio Stringari irá enfrentar novos desafios na presidência da ADVB/PR. Nos próximos dois anos o que devemos esperar dele e de sua equipe? Não tenha dúvida que muitas ações transformadoras irão ocorrer em prol da valorização do mercado.

Presidente ADVBPR

“Quem não se reinventou quebrou”, diz o presidente da ADVB/PR Claudio Stringari. Foto: Divulgação.


Claudio reforça que seu objetivo é tornar a ADVB/PR cada vez mais relevante, apoiando profissionais e empresas, sejam grandes ou pequenas a se desenvolverem. Segundo ele, o mercado sai mais fortalecido da pandemia. E afirma que prevê um cenário positivo a curto e médio prazo para o setor. A crise sanitária deixa marcas, mas Claudio diz que quem se digitalizou e teve agilidade nas decisões saiu na frente e está colhendo os bons resultados. “Quem não se reinventou quebrou”, pontua

O nome da chapa que o elegeu- InovADVB/PR – já sinaliza que a nova gestão irá investir em dados, promover pesquisas, valorizar a criatividade e apontar novos caminhos de acordo com tendências mundiais. “Como será o mercado daqui a cinco ou dez anos? Como as empresas e profissionais devem se preparar para o futuro?”, questiona. Claudio diz que na atual gestão foi criado o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) e explica que o NFT irá realizar pesquisas e disponibilizar os resultados para o segmento.

Stringari reforça que promoverá ainda mais conexão entre os jovens estudantes e o mercado, continuará realizando os eventos importantes e clássicos da ADVB/PR, que não pararam de ser produzidos mesmo no período mais crítico da pandemia. Claudio diz que esses eventos foram readequados, migrando do ambiente presencial para o virtual. Para ele, o saldo do Top de Marketing 2021 foi surpreendente e mostrou que o brasileiro tem criatividade e sabe mesmo se reinventar diante das adversidades. “Tivemos recorde de inscrições e cases inovadores”. E para este ano, o evento considerado o Oscar do setor, marcado para ser realizado em dezembro, deve atingir o mesmo desempenho positivo ou ir além.

O novo presidente, que há três gestões faz parte da ADVB/PR como vice-presidente (foi ele quem assumiu a coordenação do Top de Marketing neste período e trouxe novos ares à premiação), revela que sempre manteve a verve “associativista”. Além da instituição, ele conta que contribui com o Sindicato dos Jornalistas e que seu propósito foi sempre valorizar a área, trazendo discussões importantes que envolvem a relação do jornalista com a assessoria de imprensa, promovendo ações para desenvolver o segmento e valorizando a ética no campo profissional. Claudio também participa da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. E, atualmente, da Abradi – Associação Brasileira dos Agentes Digitais.

Claudio comenta que assumir a presidência da ADVB/PR não foi algo planejado, porém comenta que foi um caminho natural. “Eu creio que foi uma consequência daquilo que a gente vem construindo no decorrer dos anos. A relação com a instituição vem desde a presidência do Rogério Mainardes (1993–1995). Na época, a gente já ajudava na divulgação de alguns eventos. Ou seja, faz muito tempo. E participo mais ativamente desde quando Norman de Paula Arruda Filho assumiu a presidência (2003–2005) e me convidou a fazer parte da diretoria. Eu faço parte da vida da ADVB/PR, seja como assessor de imprensa, seja como diretor ou como apoiador. Sempre fui um entusiasta das iniciativas da entidade”.