O Shopping Palladium Curitiba realiza, entre 3 e 13 de outubro, a campanha “Histórias Sem Fim”. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e ampliar o acesso aos livros, convidando o público a doar exemplares em bom estado de conservação. As doações serão destinados ao Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e distribuídos para 16 casas de leitura e 10 tubotecas da cidade.
A iniciativa surge em um contexto de queda no número de leitores no país. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2024, o país perdeu 6,7 milhões de leitores em quatro anos. Pela primeira vez, o número de não leitores (53%) superou o de leitores (47%).
A ação faz parte da campanha institucional “Na real, a vida pode ser mais”, que propõe resgatar experiências fora do ambiente digital. O ponto de coleta das doações está localizado no piso L3 do shopping, próximo ao IMAX, em um espaço ambientado como uma grande biblioteca. Cada doador recebe um brinde como forma de agradecimento.
A gerente de Marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira, afirma que o projeto incentiva mais do que um ato solidário. “Queremos convidar as pessoas a mergulhar em histórias, estimular a imaginação e compartilhar conhecimento. A leitura é um elo entre gerações e dialoga diretamente com os nossos valores”, diz.
Os livros arrecadados serão encaminhados ao ICAC, que fará a distribuição em espaços de leitura da cidade. Para a diretora-executiva do instituto, Juliana Midori, a literatura é uma ferramenta de inclusão e cidadania. Ela afirma que o livro tem o poder de transformar a sociedade e destaca o impacto da parceria com o Palladium. “Ficamos felizes com essa iniciativa, pois o shopping tem um grande poder de alcance e impacto”, afirma.
A campanha conta ainda com o apoio das Livrarias Curitiba, parceiras na ação de incentivo à leitura e democratização do acesso à cultura.