Tif Comunicação completa 20 anos e comemora melhor momento

Cícero Lira
equipe
Time de gestores da Tif Comunicação. Da esquerda para a direita, Rafaela Coradin, Amanda Strano, Cicero Rohr, Thiago Biazetto, Renata Olsemann e Waldemar Segundo. Foto: Divulgação.

A Tif Comunicação chega aos 20 anos em constante crescimento, atenta as mudanças do mercado e preparada para oferecer os melhores resultados para seus clientes. “O nosso movimento continua sendo o mesmo. Analisar as pessoas para conseguir criar uma conexão inteligente entre uma determinada marca e seus consumidores”, comenta o CEO Thiago Biazetto. Ao longo dos anos, a Tif cresceu e hoje conta com 100 profissionais. A agência se destaca entre as maiores do Paraná, segundo o CENP e está entre as 100 maiores do país colecionando mais de 200 prêmios nacionais e internacionais.

O desafio foi grande para chegar até aqui. A agência não mediu esforços para se reinventar seja na área de gestão como na implementação de ferramentas de ponta e investimentos em pesquisas e dados para realizar a melhor estratégia para seus clientes. Seu propósito segue firme. “O mercado está sempre se atualizando. Se a gente tiver conectado com o momento, vamos oferecer algo muito relevante para o cliente”, explica Thiago.

E o crescimento da agência se traduz em uma estratégia que já vem sendo implementada há alguns anos com o Brand Punch que é a aplicação prática da Cultura Beats and Bytes da agência. “É o nosso jeito de contribuir com o negócio dos nossos clientes através dos valores da marca e da sua comunicação. É a busca de conhecimento para tomada de decisões estratégicas, táticas e criativas de forma mais consciente e consistente”, afirma.

Thiago explica que o Brand Punch é o processo através do qual a Tif se torna especialista no negócio do cliente com metodologia aplicada em 8 etapas. “O Brand Punh é um sucesso e traz resultados efetivos para as marcas”.  Thiago explica que com essa metodologia consegue-se resolver qualquer problema de comunicação do cliente e gerar resultados. “E muitos deles nos procuram com uma demanda específica. A gente faz todo o trabalho para definir toda a comunicação, entrega tudo que ele precisa e ele pode tocar as ações com seus fornecedores ou com a própria Tif. Isso deu muito certo ao longo dos anos. Temos muitos projetos assim. O cliente tem liberdade de realizar as estratégias propostas com quem ele quiser”.

A comunicação mudou muito em duas décadas e a Tif acompanhou essas mudanças. “Hoje a gente tem muitos canais, mais filtros, mais dados para conseguir entender para onde deve ser o nosso esforço já que não dá para fazer tudo. A gente tem sempre que escolher quais melhores batalhas que podem trazer um resultado melhor para nossos clientes”, revela.

Biazetto ressalta que uma agência deve estar conectada com seu tempo e com tudo que está sendo lançado diariamente. Ele comenta que o investimento não deve ser só em tecnologia e sistemas, mas o crescimento está baseado na valorização da equipe. “O fato é que precisamos manter todos estimulados e abertos ao novo, com o wifi sempre ligado”. E completa: “A gente tem brandformance, inbound, temos uma criação consistente e times estratégicos. Nosso ambiente de trabalho é bacana, produtivo, onde as pessoas querem estar aqui”.

O time de gestores também é outro grande diferencial da Tif: Rafaela Coradin, diretora de atendimento, que já soma 13 anos de agência, Waldemar Segundo, diretor de criação, que é parceiro da Tif há 20 anos. E para completar essa equipe, Cicero Rohr assumiu recentemente a direção de operações da agência e Amanda Strano é a responsável pelas áreas de mídia e performance. E ainda neste semestre acaba de integrar a equipe da agência os experientes Renato Buzo e Felipe Zeni com o objetivo de alavancar ainda mais a área de planejamento da agência.

Abrindo espaço e formando jovens talentos

Preocupada com o desenvolvimento do mercado, a Tif lançou o Projeto Miyagi com o propósito de selecionar jovens talentos, colaborar na formação dos universitários de publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing, design e ainda oferecer a eles oportunidade de trabalho dentro da própria agência. O Projeto Miyagi faz referência ao Sr. Miyagi, personagem emblemático da série de filmes da franquia Karatê Kid. Faz parte do Programa um processo de inscrição e seleção e quem entra faz uma imersão de meio período na agência. Cada Miyagi, ou melhor, acadêmico, tem acompanhamento direto de um tutor, recebe uma série de cursos e desenvolve projetos em diversas áreas com feedback das suas atividades.

Thiago explica que começaram três jovens talentos este mês na agência e que o Projeto vem obtendo excelentes resultados e que a disputa pelas vagas ofertadas é acirrada com número grande de inscritos. Na última avaliação 57 candidatos concorriam a quatro vagas. “Ao todo já são 20 estudantes que foram contemplados pelo programa, sendo quatro deles já contratados pela agência. É a forma que encontramos de dar oportunidade para quem deseja ampliar seus conhecimentos na área e desenvolver suas habilidades ao lado de profissionais experientes, além de poder vivenciar o dia a dia de uma agência. Estamos fazendo a nossa parte no mercado, pois sabemos que precisamos contribuir com a formação desses jovens”.

E com tanta novidade, experiência, determinação e inovação, o resultado para a carteira de clientes da agência não poderia ser melhor. Atualmente a Tif Comunicação atende o Grupo Amigão, Grupo Tacla, Joquey Plaza Shopping, Farmácias Nissei, Copel (segmento Mercado Livre e Solar), Watch Brasil (streaming com 1.8 milhão de clientes e 60 mil horas de conteúdo), Marista Brasil, HCC (segunda maior operadora de hotéis do Brasil), Governo do Estado com Fomento, Sanepar e Detran-PR (parceria governamental já dura 12 anos), Paysage e Paysage Corpal (com três lançamentos de empreendimentos), AdemiPR, Gadens Incorporadora, ConectCar, EcoRodovias (maior empresa de infraestrutura do Brasil) e Prefeitura de Curitiba.

Para o Grupo Amigão, com sede em Maringá, mais de 70 operações no PR, SP, MS e duas marcas – Amigão Supermercados e Stock Atacadista, a parceria tem rendido frutos inovadores. Além de campanhas assertivas e reposicionamento da marca Amigão no mercado, a equipe que atende o cliente desenvolveu também o primeiro chatbot com IA do Brasil: o “MeuAmigão”. Uma plataforma de comunicação (assistente virtual) totalmente integrada e inteligente que contribuiu, após três meses do seu lançamento, para a marca Amigão ser Top Of Mind na região. “A ideia saiu de um jovem da nossa equipe. Fomos trabalhando juntos e a ideia foi se transformando em realidade. A gente pensa em arte e realiza comunicação”, destaca.

Campanhas criadas para o Grupo Amigão e Joquey Plaza Shopping. Fotos: Divulgação.

Para o Grupo Tacla, a agência atende o Joquey Plaza Shopping desde o seu lançamento. E a novidade é que a Tif foi contratada para reposicionar a comunicação dos dois Outlets Premium do grupo, um em Porto Belo e outro em Campo Largo. Para as Farmácias Nissei, desde novembro do ano passado, a agência é a responsável pelo e-commerce e da mídia de performance da rede. “Este ano fomos contratados para reposicionar a comunicação dentro do calendário anual da marca. Depois de uma pesquisa de mercado realizada.  Já foi tudo aprovado e a Nissei está no ar com o reposicionamento que criamos e a campanha de inverno”, revela.

A missão para o Marista Brasil (com mais de 90 colégios em várias regiões do país) foi traduzir para a comunicação os valores Marista de ser. “Estamos com um trabalho super relevante na construção da marca, explorando o conceito: “Mentes atuais. Corações atemporais”. Com a ConectCar (companhia de pagamentos automático do Grupo Itaú), a parceria vem obtendo resultados consistentes com um trabalho de criação e mídia para o cliente.  E para a Watch Brasil, a parceria vem desde setembro de 2022. Os resultados foram tão positivos no primeiro job que a Watch escolheu a Tif para ser a agência de comunicação digital e de performance. E desde então a agência vem desenvolvendo campanhas para o cliente com grandes resultados, gerando leads altamente qualificados.

Campanha criada para Watch Brasil. Fotos: Divulgação.

Para a Copel tem dois Jobs ativos em andamento. “A Copel agora é um cliente privado e no momento trabalhamos em duas campanhas para a Copel Mercado Livre e a Copel Solar. O resultado é um trabalho muito criativo e inteligente. Os marcos regulatórios estão mudando e o mercado livre de energia vem ganhando espaço e, por isso, a Copel tem que se posicionar no mercado e temos contribuído nesta fase de evolução da empresa”, explica. `Para a EcoRodovias, a agência desenvolve quatro campanhas por ano, além de ser a responsável pelas Redes Sociais da empresa.

Campanhas desenvolvidas para o Marista Brasil e para a Copel. Fotos: Divulgação.

“Poder entregar trabalho de alto nível para os nossos clientes é gratificante. E compartilhar com o mercado boas práticas é o nosso foco neste momento. Sinto falta dessa troca com o mercado. Esses encontros entre agências aconteciam mais antigamente”, completa. E o futuro próximo? Thiago diz que o objetivo é consolidar esses clientes que entraram agora e que tem muitos desafios de gestão pela frente porque o negócio da propaganda cresceu muito e se diversificou. São as dores do crescimento, mas isso é normal nesta fase”.

Comemorando o melhor momento, Thiago conta que há dois meses foi lançado o “Compliance” da agência e este passo reforça ainda mais seu compromisso com a ética e transparência nos negócios. O CEO não esconde a alegria de comandar a agência. “Eu tenho prazer de vir para a Tif todos os dias. Nós construímos este momento e é a consequência de uma série de ações que fomos implementando”. Isso mostra que o esforço e dedicação para construir a marca sólida que a Tif representa no mercado deu muito certo.