Tif cria campanha de combate à violência contra a mulher

A campanha desenvolvida para o Governo do Paraná pretende incentivar que vítimas denunciem seus agressores

Cícero Lira
Cartaz e filme fazem parte da campanha desenvolvida pela Tif.

A violência te prende. A denúncia te liberta”. Esse é o conceito da nova campanha criada pela Tif, agência de propaganda full service, para o Governo do Paraná — e promovida por meio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial —, que alerta sobre os casos de violência feminina e incentiva as vítimas a denunciarem seus agressores. 


Um dos primeiros esforços da nova gestão da Secretaria de Comunicação do Estado do Paraná (Secom-PR), liderada pelo Secretário Cleber Mata e pelo Diretor de Marketing Willian Silva, a campanha foi toda conduzida por mulheres – na agência, cliente e produção.


O estudo que norteou a criação da campanha baseou-se nas três fases do ciclo relacionado ao feminicídio, identificados pela psicóloga Lenore Walker e elencadas pelo Instituto Maria da Penha. São eles: aumento da tensão, ato de violência e arrependimento. 


“Sabemos que, infelizmente, existem muitos fatores que levam mulheres a aceitarem caladas as agressões. Do total, 45% delas não fazem ou não conseguem fazer nada. Então, nós buscamos gerar identificação com a vítima, abordando essas etapas desse ciclo de agressão e encorajando-as a romper com isso, que abram portas e janelas e voltem a ser livres”, explica Rafaela Coradin, diretora de Atendimento da Tif, que esteve à frente do projeto. 


A projeção do filme acontece sobre portas e janelas fechadas, mostrando as fases da agressão, com cenas de ataques verbais, físicos e psicológicos, enquanto a locução discorre sobre esses tipos de comportamentos. 


“A ideia foi revelar aquilo que acontece dentro dos lares e ninguém vê, o que essas mulheres passam no local onde deveriam se sentir mais seguras, que são suas casas, mas, para muitas, acaba sendo o palco da crueldade. Além disso, as imagens são ambientadas durante a noite, decisão que tomamos após um estudo do Google no Paraná que revelou que o termo ‘violência contra a mulher’ tem seu maior volume de buscas entre 1h e 3h da manhã”, esclarece a diretora de Atendimento da agência.


Por fim, portas e janelas se abrem para dar espaço e visibilidade a mulheres esperançosas, que conseguiram quebrar o ciclo de violência. Tudo isso ao som de uma trilha sonora inspirada na música “Maria da Vila Matilde”, interpretada por Elza Soares, que fala sobre a denúncia da agressão contra a mulher. Leandre Dal Ponte, secretária da pasta da Mulher e Igualdade Racial do Estado do Paraná, destaca que toda a sociedade colhe os malefícios da violência e, portanto, a campanha se torna mais importante ainda, pois busca conscientizar a todos.  Segundo Carolina Nasseh, do Marketing da Secom-PR, a temática ainda deve ser debatida. “Nosso objetivo é conscientizar, cada vez mais, que isso é crime e os agressores devem ser denunciados e punidos”, destaca. Acesse: https://youtu.be/l7tprA517MA