Vejo muitos profissionais não perceberem a importância de se estabelecer uma conexão entre a imagem e a postura desejadas no ambiente de trabalho e a imagem e a postura adotadas nos momentos de lazer. Por mais que os ambientes e as circunstâncias sejam completamente diferentes, você é uma única pessoa e a forma de se comportar e de se apresentar influencia na imagem profissional que está construindo, independente do lugar. É uma questão de consistência.
Imagine a situação: você está passeando no shopping, no final de semana, e encontra o presidente da empresa ou um cliente importante. Nesse momento, você pensa: “xi, hoje não era dia de encontrar ninguém, não saí arrumado para isso.” A situação parece familiar? Então, o ideal é que, nesse e em qualquer outro momento inesperado, você também esteja preparado para transmitir uma boa imagem pessoal. Estará num momento de lazer, mas nem por isso mal apresentável. Isso gera confiabilidade e transmite uma mensagem de responsabilidade e sucesso, já que existe uma consistência entre o eu que se vê no trabalho e o eu que se vê fora dele.
Num mundo em que as pessoas cada vez mais questionam regras e acreditam que podem ser qualquer coisa, em qualquer lugar, manter o mínimo de consistência é uma forma de desenvolver uma vantagem competitiva. De fato, nós podemos ser o que quisermos, só precisamos estar atentos aos nossos objetivos profissionais e às oportunidades que podemos deixar de aproveitar por ter uma conduta que difere muito de um local para o outro. Vale para a forma de se vestir e também para a forma de se comportar, seja no ambiente físico ou no ambiente virtual.
A ideia é gerenciar a sua imagem pessoal para que ela possa transmitir a mesma mensagem de qualidade que transmite no ambiente corporativo. As coisas precisam estar minimamente alinhadas – claro, se isso fizer parte dos seus objetivos de crescimento profissional.
Há tempos já se tornou rotina entre os profissionais de recrutamento vasculhar a internet para saber mais sobre o perfil de candidatos em processos de seleção. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos Robert Half, 44% dos recrutadores apontam que aspectos negativos nas redes sociais seriam suficientes para desclassificar um candidato. Mais uma prova de que, hoje, isolar o seu papel profissional do pessoal é tarefa praticamente impossível.
Se a sua imagem ou postura transmite mensagens inconsistentes, as pessoas podem se sentir inseguras em relação a você e às suas entregas. Mais uma vez, coerência e consistência são importantes e se tornaram diferencial competitivo no mercado atual.