A chegada das gerações Y e Z ao mundo corporativo tem provocado algumas mudanças no código de vestuário das empresas. Cada vez mais, vemos as empresas aderirem a um dresscode informal, no qual os funcionários têm a liberdade de levar um pouco mais do seu estilo pessoal para o ambiente de trabalho. Apesar disso, ainda não vale tudo. E mais do que respeitar códigos, é importante ter consciência de que a imagem profissional é um aspecto influente na carreira e está permanentemente em avaliação.
Portanto, aí vão algumas dicas valiosas que diferenciam alguns códigos de formalidade x informalidade:
_ Cores quentes são consideradas informais, enquanto cores frias são mais formais. Antes de escolher uma blusa muito colorida, avalie se o seu ambiente de trabalho permite esse maior nível de informalidade. Se você estiver num ambiente formal e gostar de cores, dê preferência às cores de pedras preciosas (rubi, esmeralda, safira, ametista…). Elas dão vida e personalidade ao visual formal, desde que usadas em blusas ou acessórios mais discretos.
_O visual formal é composto por poucas estampas, geralmente pequenas e geométricas, com pouco contraste entre as cores. Já o informal está livre para estampas grandes, com baixo ou alto contraste de cores, sendo elas estampas florais, abstratas, étnicas, de bichos.
_Tecidos sem textura ou com textura discreta são mais usados nos looks formais. Quanto mais textura no visual, mais informal é o resultado.
_Acessórios grandes e chamativos devem ser reservados para momentos de lazer. Mesmo nos ambientes mais informais, eles podem agir como sabotares da sua própria imagem, pois desviam a atenção do seu interlocutor, que fica dividida entre o acessório e o que você tem de mais importante para falar. Quanto mais acessórios, mais informal o look.
_Nos sapatos, solas e bicos mais finos são mais formais, enquanto solas e bicos mais grossos são mais informais.
Pessoas que se vestem melhor e de maneira profissional são percebidas de forma mais positiva. Para acertar nas suas escolhas, é importante entender os valores da empresa onde trabalha e qual imagem ela deseja transmitir, adequando a sua personalidade e ao seu estilo pessoal.
E, por último, por mais que a sua empresa seja informal, uma dica muito importante é avaliar a agenda do dia antes de escolher a sua roupa. Se tiver uma reunião com cliente cujo nível de formalidade é maior, será preciso acompanhá-lo.
Tem dúvidas sobre outros pontos e gostaria de ver aqui no blog? Deixe seu comentário aqui no post ou mande e-mail para [email protected] 😉