A chegada das gerações Y e Z ao mundo corporativo tem provocado algumas mudanças no cĂ³digo de vestuĂ¡rio das empresas. Cada vez mais, vemos as empresas aderirem a um dresscode informal, no qual os funcionĂ¡rios tĂªm a liberdade de levar um pouco mais do seu estilo pessoal para o ambiente de trabalho. Apesar disso, ainda nĂ£o vale tudo. E mais do que respeitar cĂ³digos, Ă© importante ter consciĂªncia de que a imagem profissional Ă© um aspecto influente na carreira e estĂ¡ permanentemente em avaliaĂ§Ă£o.
Portanto, aĂ vĂ£o algumas dicas valiosas que diferenciam alguns cĂ³digos de formalidade x informalidade:
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_ Cores quentes sĂ£o consideradas informais, enquanto cores frias sĂ£o mais formais. Antes de escolher uma blusa muito colorida, avalie se o seu ambiente de trabalho permite esse maior nĂvel de informalidade. Se vocĂª estiver num ambiente formal e gostar de cores, dĂª preferĂªncia Ă s cores de pedras preciosas (rubi, esmeralda, safira, ametista…). Elas dĂ£o vida e personalidade ao visual formal, desde que usadas em blusas ou acessĂ³rios mais discretos.
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_O visual formal Ă© composto por poucas estampas, geralmente pequenas e geomĂ©tricas, com pouco contraste entre as cores. JĂ¡ o informal estĂ¡ livre para estampas grandes, com baixo ou alto contraste de cores, sendo elas estampas florais, abstratas, Ă©tnicas, de bichos.
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_Tecidos sem textura ou com textura discreta sĂ£o mais usados nos looks formais. Quanto mais textura no visual, mais informal Ă© o resultado.
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_AcessĂ³rios grandes e chamativos devem ser reservados para momentos de lazer. Mesmo nos ambientes mais informais, eles podem agir como sabotares da sua prĂ³pria imagem, pois desviam a atenĂ§Ă£o do seu interlocutor, que fica dividida entre o acessĂ³rio e o que vocĂª tem de mais importante para falar. Quanto mais acessĂ³rios, mais informal o look.
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_Nos sapatos, solas e bicos mais finos sĂ£o mais formais, enquanto solas e bicos mais grossos sĂ£o mais informais.
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Pessoas que se vestem melhor e de maneira profissional sĂ£o percebidas de forma mais positiva. Para acertar nas suas escolhas, Ă© importante entender os valores da empresa onde trabalha e qual imagem ela deseja transmitir, adequando a sua personalidade e ao seu estilo pessoal.
E, por Ăºltimo, por mais que a sua empresa seja informal, uma dica muito importante Ă© avaliar a agenda do dia antes de escolher a sua roupa. Se tiver uma reuniĂ£o com cliente cujo nĂvel de formalidade Ă© maior, serĂ¡ preciso acompanhĂ¡-lo.
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