As cores são fortes agentes em nossa comunicação pessoal, pois têm o poder de transmitir o que estamos sentindo e de provocar estímulos conscientes e inconscientes em quem nos observa.

Isso não acontece apenas na moda, mas em todas as áreas que permeiam a nossa vida. Por exemplo, a identidade visual do McDonalds é amarela e vermelha, pois essas são cores capazes de estimular a sensação de apetite e consumo imediato. A cor da marca Unimed é verde, já que essa cor transmite tranquilidade e está associada à saúde. Da Gol Linhas Aéreas é o laranja, uma vez que transmite sensação de energia, força, cordialidade, gentileza. Inúmeros casos poderiam ser listados aqui, porém o objetivo é saber que a escolha da cor pode ter a mesma relevância ao se vestir.

Normalmente, as pessoas não escolhem uma cor porque ela é boa para si, mas simplesmente porque gostam dela. O que nem todas sabem é que a escolha da cor certa pode agir a favor da sua beleza natural e também das emoções provocadas nos seus interlocutores ao longo do dia, seja em conversas particulares ou em importantes reuniões de negociação.

 

*Sobre a beleza natural*

Quando colocadas próximas ao rosto, as cores exercem um importante impacto sobre as nossas características faciais. Elas ressaltam ou suavizam linhas de expressão e carregam ou amenizam sombras de olheiras e outras manchinhas. Na consultoria de imagem, existem técnicas de análise de coloração pessoal que permitem identificar qual paleta de cores mais valoriza a sua pele.

 

*Sobre as emoções provocadas*

Estudos mostram que cada cor age em uma região diferente do cérebro, provocando emoções distintas em quem a usa e em quem a vê. As cores transmitem uma mensagem não verbal importante no ambiente corporativo e, por esse motivo, podem ser escolhidas conforme a mensagem que você deseja transmitir no seu dia:

Preto: elegância, poder, autoridade e formalidade.

Azul-marinho: elegância, honestidade, integridade, confiabilidade e conservadorismo.

Azul-claro: comunicação e sociabilidade.

Cinza-claro: neutralidade, indecisão.

Cinza-chumbo: autoridade, conservadorismo, refinamento.

Marrom: estabilidade, resistência a mudanças.

Branco: serenidade, simplicidade, confiabilidade.

Laranja: criatividade, motivação, dinamismo.

Vermelho: força, coragem, ousadia, sensualidade.

Rosa: sutileza e confiabilidade.

Verde: equilíbrio, ponderação, coerência.

Amarelo: transparência, excitação, abertura a novas ideias.

efeito das cores no seu cérebro

 

Em entrevistas de emprego, azul-marinho, cinza-chumbo e branco são cores sóbrias e funcionam perfeitamente para você não pecar pelo excesso nem pela simplicidade. Os acessórios podem ser usados como um ponto de cor e personalidade no visual, mas nada de usar elementos muito chamativos. Em palestras ou situações que nos expõem à atenção do público por tempo prolongado, o vermelho deve ser usado com cuidado, pois pode ser uma cor cansativa.

Agora que sabemos de tudo isso, é só praticar!