Na última semana, participei da palestra de lançamento do workshop “Diálogos entre arquitetura e consultoria de imagem”, promovido pelo Centro Europeu e ministrado pela premiada arquiteta curitibana Luize Andreazza Bussi. Com muito domínio sobre o tema, Luize explorou semelhanças entre o mundo da arquitetura e da consultoria de imagem, mostrando que, assim como o profissional de arquitetura se preocupa em criar projetos arquitetônicos e de decoração de interiores que representem a personalidade do cliente, a consultoria de imagem faz o mesmo com a forma de se vestir.
Segundo a arquiteta, o corpo deve ser usado como uma forma de expressão de arte e personalidade, e isso acontece por meio das escolhas que cada um faz ao se vestir e se preparar para diferentes e quaisquer ocasiões. É preciso pensar nas roupas além de sua função básica de cobrir o corpo e proteger do frio ou calor: cada peça deve ser usada como um recurso para evidenciar quem somos e chamar atenção para o que viemos. Essa é exatamente uma das propostas da consultoria de imagem: potencializar a imagem pessoal e profissional por meio da linguagem não-verbal, que inclui os gestos, as expressões e a aparência.
A ligação entre o universo da arquitetura e o universo da moda é uma constante antiga e já citada pela inspiradora Coco Chanel: “Moda é arquitetura, é só uma questão de proporção”. Alguns artistas atuais traduzem muito originalmente essa citação por meio da ideia da “wearable art”, em que móveis são transformados em roupas e vice-versa.
Como a proposta de Luize envolve consultoria de imagem (e não moda pela moda), a profissional pondera que nem tudo o que está na moda serve para o guarda-roupa do dia a dia de todo mundo. A moda é apenas uma ferramenta de trabalho, tanto na arquitetura como na consultoria, sendo que o mais importante a ser observado e trabalhado é o estilo pessoal e o estilo de vida do cliente.
Nesse aspecto, é possível observar uma relação direta entre o que a pessoa veste e como ela veste a sua casa. Isso quer dizer que uma pessoa moderna na forma de vestir, provavelmente terá uma decoração mais moderna e contemporânea em sua casa. Uma pessoa que se veste de forma clássica, também terá mais chance de ter uma decoração predominantemente clássica. E assim por diante, conforme alguns exemplos a seguir:
O worshop “Diálogos entre arquitetura e consultoria de imagem” irá explorar o assunto de forma teórica e prática, interessante para profissionais de moda, consultoria de imagem, arquitetura e profissionais de comunicação e branding que queiram aprofundar o entendimento sobre o consumidor em seus projetos. Para mais informações: 41 3233-6669.