Critérios para escolher a corrida certa para você

Vinicius Boreki

Com um calendário cada vez mais inchado, listamos alguns critérios que podem ser usados para você escolher o percurso certo

Quando você completa alguns anos de corrida, acaba conhecendo boa parte das provas que são realizadas em sua cidade. Algumas delas viram suas prediletas, outras nem tanto, por uma série de motivos pessoais e critérios usados pelos corredores para escolher suas provas.

Cada vez mais, até mesmo a fim de facilitar o planejamento para o ano, os corredores montam o seu calendário, pensando em provas-alvo, provas-treino e para conseguir organizar os compromissos pessoais e profissionais. Listamos alguns dos fatores usados por nós antes de fazer as inscrições.

Local – Com quase 8 anos de experiência em corridas, temos optado por fazer mais provas fora de nosso círculo tradicional. Por esse motivo, em 2017, fizemos meias maratonas em São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, fomos para Camboriú e iremos para Vancouver, Seattle, Florianópolis e São Paulo. Em suma, resolvemos fazer turismo e correr ao mesmo tempo – e é uma delícia!

Distância – Esse talvez seja o aspecto mais analisado pelos corredores. Boa parte das provas oferece distâncias de 5 e 10 quilômetros. Há um número mais limitado de opções de provas na casa dos 15 quilômetros – ideias para aqueles que buscam a transição dos 10 para os 21. Meias maratonas e as maratonas requerem um planejamento mais longo, porque oferecem menos opções no calendário, assim como exigem um plano de treinamento com antecedência.

Terreno – Você gosta de corrida de rua, de se aventurar em trilhas, encarar a areia da praia ou de superar obstáculos?

Data – Você vai estar disponível e preparado para a distância escolhida neste dia? Para provas de longa distância, como meias e maratonas, recomenda-se pelo menos um período de quatro meses para acostumar o corpo à distância.

Altimetria – Quanto mais pesada for a altimetria, mais complicada será a prova – mesmo que você seja do tipo de corredor que adora subidas e descidas. Por esse motivo, alguns corredores optam por percursos mais leves ou pesados, conforme os seus objetivos. Uma prova com grande altimetria se torna mais complexa para bater recordes pessoais, assim como exige mais cuidado e atenção no período de treinamento, a fim de simular as situações que serão vividas.

Percurso – Pessoalmente, uma das coisas mais irritantes são os percursos de duas voltas em um mesmo lugar ou que contam com muitas idas e voltas. Por esse motivo, sempre olho o trajeto em cada um dos trechos desejados antes de fazer a escolha. Também costumo evitar provas em sequência pelos mesmos locais.

Valor – Sabemos que a inscrição das provas está cada vez mais pesada. Por esse motivo, torna-se um critério de escolha, levando em conta uma série de atrativos e critérios para se escolher: vantagens do kit, quem é o organizador; percurso, entre outros detalhes.

Você usa algum outro critério para escolher e montar o seu calendário ao longo do ano? Se sim, conta para a gente!