O atacante Luciano Arriagada, 23 anos, ainda não conseguiu se firmar no Huachipato, do Chile. O jogador voltou ao seu país natal em junho, após rescindir com o Athletico Paranaense.
No novo clube, ainda não teve a chance de começar como titular. Entrou como substituto em seis partidas e não marcou gols. Ficou em campo apenas por 124 minutos.
O Huachipato disputa duas competições em 2025. Está em 9º lugar na Liga Chilena e vai jogar a final da Taça Chile.
Até agora, o único gol de Arriagada pelo clube foi em um amistoso.
O centroavante titular do Huachipato em 2025 é o argentino Lionel Altamirano, de 33 anos, ex-Unión (ARG). Ele tem 18 gols em 33 jogos no anos.
Pelo Athletico
Arriagada chegou ao Athletico Paranaense em janeiro de 2023, a custo zero, após fim de contrato com o Colo-Colo, do Chile, clube que defendeu dos nove anos de idade até os 20 anos. Ele assinou contrato váliado até o fim de 2025.
No Athletico, Arriagada só foi usado em 14 jogos, todos em 2023 e apenas um como titular. Marcou um gol – foi na vitória por 5 a 0 sobre o Azuriz. Ficou apenas 260 minutos em campo (o equivalente a menos de três jogos inteiros).
No começo de 2024, foi convocado para defender a seleção chilena sub-23 no Torneio Pré-Olímpico. Atuou em quatro jogos (um como titular). Não marcou gols ou fez assistências.
Empréstimo
Em 2024, o Athletico decidiu emprestar o atacante para o Audax Italiano, do Chile. O jogador atuou em 15 partidas (4 como titular) e marcou dois gols pela equipe chilena.
Em 2025, o jogador voltou ao Furacão e chegou a ser aproveitado pelo técnico Mauricio Barbieri em cinco partidas do Campeonato Paranaense, entrando nos minutos finais. Só ficou 60 minutos em campo. Não fez gols e deu uma assistência – foi na vitória por 5 a 1 sobre o Rio Branco.
História
Revelado na base do Colo-Colo, Arriagada disputou três partidas pelo sub-20 do Chile em 2020. Em 2021, foi convocado para disputar a Copa América com a seleção principal e chegou a entrar em um jogo – atuou nos 21 minutos finais do empate com o Uruguai.
Arriagada estreou como profissional em 2021 e disputou 13 jogos pelo Colo-Colo naquele ano – apenas um como titular. Marcou dois gols. No total, ficou apenas 188 minutos em campo na temporada. Ou seja, a média era de um gol a cada 94 minutos – o equivalente a um gol por jogo.
Em 2022, o centroavante quase não jogou. Entrou como substituto em apenas em dois jogos – ficou em campo por apenas 53 minutos. Não fez gols. O centroavante titular do Colo-Colo era o argentino Lucero (30 anos, ex-Velez Sarsfield), que somou 24 gols e 6 assistências em 39 jogos na temporada.