Como ter um cachorro te prepara para ter um toddler

Redação Bem Paraná
Pancho (esquerda), Greta (direita) e um membro temporário da matilha.

Pancho (esquerda), Greta (direita) e um membro temporário da matilha.

O termo toddler é usado em inglês pra designar crianças de 1 a três anos, aquela fase na qual o bebê deixa a vida de “não ando e não falo” para se tornar uma criança tagarela e disposta a desafiar a lei da gravidade. Eu sinceramente não curto muito comparações entre ter filhos e ter cachorros, mas descobri que ter dois cachorros em casa me preparou para muitos desafios dessa fase:

1. Cães e toddlers comem qualquer coisa que estiver ao alcance deles: como eu já tinha aprendido com o Pancho e a Greta, não dá para deixar aquele pedaço de bolo de chocolate em cima da mesa porque ele vai parar na boca de alguém. Se um pedaço de comida (ou qualquer outra coisa remotamente comestível, na realidade) cair no chão, é bom catar rapidinho.
Uma vantagem disso é que quando o bebê tá na fase de brincar com a comida (o que inclui jogar parte dela no chão), adivinha só quem vai limpar a bagunça? Isso mesmo, os cachorros.

2. Nada de branco: a chance de um cão pular com a pata suja de terra em você ou do bebê limpar a mão cheia de feijão na sua blusa é proporcional ao seu apego a roupas sem manchas.

3. Sem freio social: cães e crianças não sabem que não pega bem arrotar, soltar pum, cheirar a bunda alheia em público. O bom é que, em geral, as pessoas acham isso fofo.

4. Memória curta: cães e bebês são como a Dory, do Procurando Nemo. Se eles jogaram algo no chão, fizeram bagunça e você não chamou a atenção deles em até cinco minutos depois do ocorrido, esqueça. Eles já não sabem do que você está falando.

5. Distraídos: na hora de chamar a atenção também é bom lembrar que esse pessoal se distrai com qualquer coisa. Então nem tente conversar com a tv ligada (ou quando uma moto estiver passando num raio de 5 quilômetros, no caso dos cachorros).

6. Mais comida: eles vão sempre querer comer o que você está comendo. Então é bom esquecer das porcarias por um tempo, a não ser que você queira dar salgadinho e chocolate para um bebê ou um cachorro (uma péssima ideia).

7. Eu quero é você: esqueça os gadgets super bacanas, brinquedos caros e outros gastos do gênero. Para deixar tanto bebês quanto cachorros felizes é só brincar com eles. Ou sentar do lado e bater um papo, fazer um carinho, sonecar junto.

8. Bagunça: cães soltam pelo e deixam a casa cheirando cachorro. Bebês fazem bagunça. Aceite que dói menos.

9. Eles vão mudar a sua vida: ter um cachorro significa pensar nele quando faz planos, seja para sair a noite, seja para viajar. Claro que é mais fácil do que ter um filho (não dá pra deixar um bebê sozinho em casa, né?), mas já vai te preparando para deixar de pensar no “eu” e começar a pensar em “nós”.