Crianças que ajudam nas tarefas domésticas: não é “pecado”

Redação Bem Paraná

A tabela de tarefas domésticas de cada um pregada na geladeira, com dias para cada atividade, rodízio, e outras determinações incomodou, e muito,  parentes e algumas amigas. Alegaram que colocar as crianças nestas tarefas era um “pecado”. Sim, aqui em casa, as crianças de 13 e 8 anos ajudam e bastante nas tarefas da casa e isso já faz um tempo. Essa é uma das coisas que minha mãe nos ensinou que resolvi aplicar aqui em casa.

Claro que não vão fazer nada perigoso, mas entendo como aprendizado para o futuro, uma ajuda na construção da autonomia da criança e também como forma de valorização do seu ambiente. Se a criança sabe como é difícil guardar e dobrar todas as suas roupas, vai pensar duas vezes antes de deixar tudo jogado pela casa. Aprende, por exemplo, que se não molhar as flores, elas vão morrer. Não há   “pecado” nenhum em aprender.

Deixar o quarto organizado, arrumar a mesa, tirar os pratos da mesa, molhar as plantas, pendurar e tirar as roupas do varal, tirar o pó, colocar a comida e a água do bichinho de estimação são boas atividades iniciais. A medida que a criança cresce, as atividades mudam. Minha adolescente já passa aspirador e passa pano na casa. Nem sempre, os pequenos e médios fazem as atividades com sorriso nos lábios, mas nem nós somos 100%.

Aqui em casa, a divisão de tarefas também faz parte de um acordo. As crianças sabem que não temos empregada ou diarista e por isso mesmo contamos com algumas regalias, como viagens, almoços fora no fim de semana, TV a cabo, internet rápida. Caso não haja colaboração e uma empregada tenha que ser convocada, teremos que abrir mão de muitas coisas. Ou seja, uma aula de matemática e economia doméstica.

Sei que eles saberão se virar, seja na casa de um amigo, em um intercâmbio ou na minha ausência.

Seguem algumas sugestões de tarefas para as crianças, conforme a idade:

Crianças de 2 a 3 anos:
Saber o lugar dos brinquedos e guardá-los no final do uso

Ajudar a escolher a roupa também ajuda a desenvolver autonomia.

Crianças de 4 a 5 anos:

Limpar o que suja

Colocar a louça na pia e ajudar

Arrumar a mesa

Arrumar a mochila

Ajudar os pais a pendurarem a roupa no varal

Colocar a roupa suja no cesto apropriado para isso.

Regar as plantas

Tirar o pó com um pano.

Colocar rolos de papel higiênico nos banheiros.

Crianças de 6 a 7 anos:

Ajudar a lavar e a secar a louça,

Fazer o lanche da escola

Manter organização do quarto

Arrumar sua própria cama

Pôr e tirar a mesa.

Crianças de 8 a 9 anos:

Ajudar a preparar as refeições

Guardar as roupas no armário

Passar aspirador de pó.

Limpar a pia do banheiro.