
O presidente da Sanepar, Wilson Bley, informou ao deputado Goura (PDT) que a empresa vai sinalizar a primeira rota do Corredor Cicloturístico do Iguaçu. O corredor foi criado pela Lei Estadual 21.930/2024, de autoria do deputado pedetista. A primeira rota sinalizada ficará no entorno da Barragem do Miringuava, que está em fase final de construção em São José dos Pinhais e faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu.
Wilson Bley anunciou que a Sanepar fará a sinalização dessa primeira rota do Corredor Cicloturístico em encontro recente com o deputado Goura, na sede da empresa. “A Sanepar está dentro desse projeto de implantação do Roteiro Cicloturístico do Rio Iguaçu”, disse Bley.
Esse tipo de iniciativa, disse o presidente, vai ao encontro das ações da Sanepar para mitigar os efeitos negativos do uso e despejo da água em toda a bacia hidrográfica. “A preservação do Rio Iguaçu é fundamental para a Sanepar. Somos parceiros nesse projeto e queremos atrair outros para implantar os roteiros de cicloturismo”, disse.
“Esse é o objetivo da nossa lei do Corredor Cicloturístico do Rio Iguaçu. Com ela, queremos incentivar o uso da bicicleta, o turismo ecológico; com a valorização da cultura, natureza e dos atrativos turísticos das regiões abrangidas pela Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu”, disse o deputado Goura.
Segundo ele, “o cicloturismo é uma realidade no Paraná, que tem vários circuitos e rotas. As leis criam diretrizes para uma política estadual com o objetivo de fomentar o desenvolvimento desta modalidade de turismo ecológico no Paraná”
Para o presidente da Sanepar, investir em cicloturismo é uma forma de promover a conscientização sobre a importância de se preservar os recursos naturais, especialmente os florestais e hídricos. “É um turismo de baixo impacto e que tem alto poder de sensibilizar as pessoas sobre a natureza”, disse. “Por isso, vamos trazer parceiros e investidores para essa iniciativa”.
Leia também: Comissão da Assembleia Legislativa aprova projeto que autoriza a privatização da Celepar