
A semana começou com Rafael Greca (PSD), que nunca escondeu de ninguém seu desejo de se candidatar ao governo do estado no ano que vem, emitindo sinais políticos que têm tudo para aumentar a preocupação do senador Sérgio Moro (União), líder das pesquisas para a sucessão de Ratinho Junior. Mas não só dele.
Na segunda-feira (25), Greca, que é secretário do Desenvolvimento Sustentável do governo estadual, fez duas publicações no seu perfil no Instagram falando de “paz política” ao lado de importantes líderes da nova federação União Progressista, que reúne o seu PP à União do senador Sérgio Moro num compromisso válido para 2026. Muito já se especulou sobre uma possível mudança de Greca para o Progressistas, partido também da base do governo Ratinho.
Na primeira das publicações, Greca aparece cumprimentando o cacique dos Progressistas no estado, Ricardo Barros. Barros foi um dos entusiastas da formação da Federação União Progressista. A hashtag #pazpolítica marca a publicação.
Na legenda, Greca, diz: #PazPolítica Cordial encontro em nossa residência, de Margarita e minha, na percepção de que o bem do Brasil e do Paraná está acima de todos nós. Gratidão à governadora Cida Borghetti por ter reconhecido minha saudosa Margarita, conferindo-lhe a Ordem do Pinheiro pela sua trajetória de vida. Margarita criou a FAS, a Pousada de Maria, os Liceus de Ofício, os Restaurantes de R$ 3 e as Mesas Solidárias gratuitas. Nosso amigo deputado federal, Ricardo Barros, sempre esteve conosco na causa essencial do bem do Paraná. #Paranismo”
Na segunda publicação, com a mesma hashtag, Greca aparece um vídeo de uma reunião com outras lideranças da federação, como o deputado federal Felipe Francischini, presidente estadual do União Brasil. No vídeo, Greca diz: “Dentro da paz política que nos recomenda o governador Carlos massa Ratinho Junior eu recebo o vereador Bruno Rossi (Agir), o deputado Paulo do Carmo, que é meu colega secretário e companheiro, e o deputado federal Felipe Francischini (União), que é um orgulho do Brasil pelas suas posições políticas inteligentes, e o nosso querido vereador emérito Alexandre Leprevost (União), que foi muito valioso para mim enquanto eu fui prefeito de Curitiba”, disse Greca ao apresentar seus convidados, a quem presenteou com o livro Paranismo.
Na legenda, Greca escreveu: “Hoje tive a honra de receber em meu gabinete o deputado federal Felipe Francischini, o deputado estadual Do Carmo, o vereador de Curitiba Bruno Rossi e meu estimado amigo, e ex-vereador da capital, Alexandre Leprevost. Na ocasião, dialogarmos sobre o desenvolvimento sustentável do nosso Paraná, alinhando ideias e esforços em prol da inovação e do bem-estar de nossa gente. A boa política se faz assim: com convergência de propósitos e dedicação ao interesse público. #PazPolítica”
Leia também: Projeto de redução da alíquota do IPVA vai para Assembleia na semana que vem