Ninguém chega a 2026 sem passar por 2024. Foi o que disse outro dia o presidente regional de um dos grandes partidos do país. Isso quer dizer que ganhar prefeituras e fazer maiorias nas câmaras dos municípios na eleição deste ano vai significar muito para os partidos que pretendem disputar a sucessão presidencial em 2026.
Aqui em Curitiba, temos pré-candidatos à prefeitura que até agora ainda não fizeram qualquer menção a algum tema da cidade nas suas redes sociais, por exemplo. Ônibus, escola, posto de saúde, prevenção contra enchentes, nada. Só falam contra ou a favor do governo federal, das políticas de governo, das medidas tomadas aqui e ali.
Eles estão em minoria. Entre os que aparecem bem colocados nas pesquisas em Curitiba, a maioria tem apresentado suas ideias para a cidade, com propostas mais concretas e até promessas para se cobrar lá na frente. Porém, é evidente desde já que a sucessão presidencial, que só vai acontecer daqui a mais de dois anos, já está fazendo sombra à campanha para as prefeituras e câmaras municipais este ano.
Leia também: Você se lembra em quem votou na última eleição para prefeito?