bruno milanez cnmp moção alep
Bruno Milanez. Divulgação

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (18) uma moção de apoio à candidatura do advogado Bruno Augusto Vigo Milanez a uma vaga no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), na vaga proveniente da indicação do Senado Federal para o biênio 2026-2027. A moção foi requerida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

“Milanez é advogado atuante no Paraná e professor universitário adjunto de processo penal na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e em cursos de graduação e especialização em instituições de ensino. Com trajetória na advocacia e no ensino jurídico. Ele tem especialização, mestrado e doutorado em Direito pela UFPR, contribuindo significativamente para a formação de novos profissionais e para o aprimoramento do sistema jurídico brasileiro”, diz o requerimento de Romanelli em apoio ao advogado.

“Diante de sua competência, dedicação e compromisso com a justiça, os deputados do Paraná manifestam total apoio à sua candidatura ao cargo de Conselheiro do CNMP, certos de que sua atuação contribuirá para o fortalecimento do Ministério Público, instituição essencial à defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais no Estado Democrático de Direito”, completa o requerimento aprovado.

O CNMP é formado por 14 membros com mandatos de dois anos, admitida uma recondução. O órgão tem a função de executar a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público e é presidido pelo procurador-geral da República. Caso a indicação ao CNMP seja confirmada pelo Senado, Bruno Milanez será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Alta.

Leia também: Golpistas tentam se passar pelo general Silva e Luna