O anúncio feito pelo deputado Alexandre Curi (PSD) quando assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná em fevereiro acaba de se concretizar. A Assembleia firmou um protocolo de intenções com o Google e a Celepar para implementar a IA (Inteligência Artificial) na casa.
O diretor-geral da Assembleia, Wellington Dalmaz, representou o Legislativo no Google Cloud Next, em Las Vegas (EUA), onde foi firmado o protocolo. “Acreditamos que a IA possui um potencial enorme para simplificar tarefas, otimizar fluxos de trabalho e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. E a participação no Google Cloud Next: Conectando o Paraná com a Vanguarda da Tecnologia foi uma honra e uma oportunidade valiosa para discutir o uso estratégico da IA no setor público”, disse o diretor.
Segundo ele, a parceria da Assembleia com o Google trará benefícios como a criação de um chatbot com IA generativa para auxiliar os servidores e parlamentares na busca de leis. Isso deve otimizar o tempo e evitar o retrabalho na elaboração de novas proposições. Como forma de conferir maior clareza e uniformidade aos documentos legislativos, devem ser implementados sistemas de minuta e templates para padronizar projetos de lei. E como forma de acelerar a tramitação das matérias e garantir maior rigor nas análises, devem ser introduzidas ferramentas ágeis para a criação e revisão de pareceres técnicos e jurídicos.
O Google Cloud Next aconteceu no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vesgas (EUA), de 9 a 11 de abril, e reuniu os CEOs das principais organizações do mundo. Lá eles conheceram as últimas tendências em tecnologia e as novidades do Google em relação a serviços na nuvem, inteligência artificial e segurança cibernética.
A Assembleia Legislativa do Paraná foi uma das poucas instituições públicas brasileiras convidadas para o evento do Google. “Nossa participação no evento reforçou o compromisso da mesa executiva, comandada pelo deputado Alexandre Curi, de primar pela modernização do parlamento paranaense, tornando-o uma instituição cada vez mais ágil, transparente e alinhado com as demandas da sociedade”, disse Wellington Dalmaz.
O diretor destacou ainda que o compromisso do Legislativo vai além da implementação da IA nos processos legislativos e traz avanços na área da governança e da sustentabilidade. Na sua visão, acompanhar os avanços tecnológicos não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade imperativa para um Legislativo mais eficiente e próximo do cidadão.
“As iniciativas que estamos implementando, desde a modernização da governança até a incorporação da Inteligência Artificial e as práticas sustentáveis, refletem o compromisso da nova Mesa Executiva e, com essas transformações em curso, a Assembleia reafirma seu propósito de servir melhor o Paraná, sempre pautada pela transparência e pela busca contínua por inovação”, afirmou.
Leia também: Curitiba precisa de um Dia Municipal dos CACs?