
Uma sessão solene nesta sexta-feira (15), às 18h, na Assembleia Legislativa, vai homenagear a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz). Proposta pela deputada Marcia Huçulak, a cerimônia vai celebrar os 125 anos da Fiocruz, os 26 anos do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) e os 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), reconhecendo o papel das instituições na ciência e na saúde pública. O evento será aberto ao público e realizado no plenário do Legislativo estadual, na Praça Nossa Senhora de Salete, sem número.
O própio presidente da Fiocruz, Mário Moreira, receberá a homenagem em nome da instituição. O diretor da Fiocruz Paraná, Fabiano Figueiredo, representará a unidade, e o diretor-presidente do IBMP, Pedro Barbosa, falará em nome do Instituto. Mario Moreira participou ativamente da criação do ICC/Fiocruz Paraná e da reestruturação do IBMP, unidades em que trabalhou em Curitiba, cidade que o acolheu por 11 anos. Ele lembra que a homenagem mostra a forte presença nacional da Fundação, que hoje está em 11 unidades da Federação e em todas as cinco regiões, consolidando a Fiocruz como instituição estratégica do Estado brasileiro.
“A homenagem da Assembleia Legislativa pelos nossos 125 anos, que muito nos honra, não é apenas uma cerimônia institucional, mas a celebração de um projeto nacional rico, histórico e em contínuo movimento, focado na inovação científica e tecnológica e na promoção da saúde, que ganha vida nas parcerias locais em todos os estados onde está presente. A Fiocruz é guiada pela visão de longo prazo, mas consciente da urgência. Da urgência em dar respostas às demandas do SUS e da população brasileira. Esta é a nossa missão aqui, no Paraná, e em todo o país. E este também é o momento para comemorarmos a vitoriosa parceria com o estado do Paraná e com o Tecpar, base para a implantação do IBMP e, em seguida, do ICC”, disse Mário Moreira..
Fabiano Figueiredo, diretor da Fiocruz Paraná, diz que a sessão solene é um marco simbólico e afetivo para todos que fazem parte da história da Fiocruz no estado. “Esta homenagem representa o reconhecimento do trabalho de centenas de profissionais que, ao longo de 26 anos, têm atuado para que a ciência e a inovação em saúde cheguem à população do Paraná e do Brasil. É também um tributo à parceria construída com o estado e seus cidadãos, que têm nos acolhido e incentivado desde o início da nossa trajetória.”
A deputada estadual Márcia Huçulak destaca a relevância da Fiocruz para a saúde pública brasileira – e, de forma especial, para o Paraná, por meio da atuação da Fundação e do IBMP. “Fiocruz significa ciência na prática, que se traduz em enormes benefícios para a saúde da população”, diz. “Estamos falando de vidas salvas, de melhor controle de doenças, de respeito à vida”.
Ex-secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak lembra o empenho do Paraná em sediar uma unidade da Fundação e participar da criação do IBMP. Segundo ela, essa decisão foi fundamental para que, durante a pandemia de Covid-19, o estado e a capital figurassem entre os que tiveram melhor desempenho em testagem rápida, o que garantiu maior eficiência no enfrentamento da crise sanitária. “Tenho muito orgulho de ter estado presente nessa história. A homenagem da nossa Assembleia Legislativa é um reconhecimento mais do que merecido”, disse ela.
Leia também: Paraná Pesquisas estadual: com Paulo Martins no questionário, Moro segue na frente e Requião Filho aparece em segundo