ana júlia violência política de gênero foto valdor amaral alep
Deputada Ana Júlia. Foto: Valdir Amaral/Alep

Proposta pela deputada estadual Ana Júlia (PT), a Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira (15), às 9h, uma audiência pública com o tema “Violência Política de Gênero”. Será no Plenarinho da Assembleia e tem como objetivo dar visibilidade a uma pauta que a proponente considera urgente: os ataques, silenciamentos e ameaças enfrentados por mulheres que ocupam espaços de poder.

Segundo a assessoria da deputada, a audiência é aberta ao público e busca reunir representantes de diferentes esferas do poder público, da sociedade civil e do meio acadêmico para debater o cenário atual e construir soluções coletivas para enfrentar a violência política de gênero no Paraná e no Brasil.

“Mulheres que ocupam cargos políticos ou atuam em espaços de decisão continuam sendo alvo de diferentes formas de violência. São ameaças, ataques verbais e tentativas de silenciamento que visam afastá-las da vida pública. Precisamos reconhecer e combater essas práticas, garantindo um ambiente político seguro e democrático para todas”, diz Ana Júlia.

Veja os nomes confirmados para a audiência sobre violência política de gênero:

Camilla Gonda – vereadora em Curitiba

Carol Dartora – deputada Federal (PT-PR)

Miss Preta – vereadora em Pinhais

Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson – presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná)

Daiana Allessi Nicoletti Alves – advogada, professora, doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, vice-presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/PR e integrante do Coletivo Todas da Lei

Desiree Salgado – professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná), mestre e doutora em Direito do Estado

Symara Motter – promotora de Justiça e presidente da Associação Paranaense do Ministério Público

Marilda Ribeiro – advogada e representante do Coletivo de Mulheres do PT Paraná

Tailaine Cristina Costa – advogada, professora e integrante do Observatório de Violência Política Contra a Mulher

A audiência pública, explica a proponente, busca fortalecer o debate sobre o enfrentamento à violência política de gênero, ampliando a participação social e fomentando políticas públicas voltadas à proteção das mulheres na política.

Serviço:
Audiência Pública sobre Violência Política de Gênero
Data: Terça-feira, 15 de julho de 2025
Horário: 9h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP)
Aberto ao público

Leia também: “Nosso estado está transformado”, diz Guto Silva em vídeo que defende continuidade da gestão de Ratinho Junior