fusão PSDB Podemos beto Richa com Renata Abreu e Vitor Lippi
Vitor Lippi, Renata Abreu e Beto Richa. Foto: Divulgação

Teve reunião nesta terça-feira em Brasília para tratar da fusão entre o PSDB e o Podemos. Conforme nota oficial dos tucanos, o encontro selou o início oficial das discussões sobre a fusão e a ampliação dos processos de consulta nas várias instâncias partidárias. Uma convenção nacional do PSDB, em 5 de junho, deve deliberar sobre esse processo.

O deputado federal tucano Beto Richa, do Paraná, saiu animado do encontro. “Tivemos na semana passada a reunião da bancada federal e, nesta terça-feira, da Executiva Nacional do PSDB, e o encaminhamento foi de fusão com o Podemos. Estamos trabalhando pela construção de um centro democrático no Brasil, junto com o Podemos e outras forças, capaz de dialogar com todos os campos políticos, uma alternativa que supere a polarização que paralisa o País. No Paraná, Podemos e PSDB são próximos em princípios e visão de País, o que torna natural um futuro conjunto”, disse ele.

O site oficial do PSDB trouxe a seguinte nota a respeito das tratativas da fusão com o Podemos:

“A Executiva Nacional do PSDB autorizou por unanimidade em reunião realizada nessa terça-feira (29-05-25) o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o Podemos.

A partir de agora, as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas.

Foi definida ainda a convocação de Convenção Nacional para o dia 5 de junho que vai deliberar sobre o tema e sobre eventuais alterações no Estatuto do Partido necessárias à fusão.

Avançaremos na busca de um alternativa partidária que se coloque no centro democrático, longe dos extremos, e que permita ao país voltar a se desenvolver.

PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação de nossa união de estruturas e, principalmente, de propósitos.”

Leia também: Bancada Feminina da Assembleia encaminha sugestões para o novo Código Eleitoral. Veja o que elas querem