O secretário da Saúde do estado, Beto Preto (PSD), é mais um nome do partido de Ratinho Junior com pretensões à sucessão do atual governador. No cargo desde 2019, Beto Preto considera que sua gestão no difícil período da pandemia de covid-19 o credencia à pré-candidatura, mas deixa claro que é do “time do governador” e que ele é que vai decidir a qual cargo seu secretário de Saúde deve concorrer.
“Na hora certa, o governador, que também faz pesquisas, vai verificar o que é o caminho que nós devemos tomar. Se ele achar que a gente tem que ser candidato à reeleição, eu tô no time dele, é ele que é o chefe do nosso time”, disse Beto Preto em entrevista ao Estúdio Bem Paraná (Assista à entrevista completa aqui). Diferentemente de outros pré-candidatos, o secretário não tem falado tanto na sua pré-candidatura.
‘Eu ando todo o Estado. Imagine você se eu estivesse lá no interior, e em todo lugar que eu fosse falava ‘sou candidato a governador’. Não posso falar isso. Eu devo minhas obrigações ao nosso governador. É ele o dono do mandato. A população confiou nele. Ele escolhe os assessores. Eu não vou sair por aí falando que sou candidato a nada. mas se tiver a oportunidade, eu acho que estou preparado”.
Beto Preto lembra que sua gestão firme na pandemia sempre teve o apoio do governador Ratinho Junior. “Tivemos algumas opiniões firmes que conseguimos manter até o final”, disse. Com essa gestão, se elegeu deputado federal em 2022 com mais de 200 mil votos. E agora acha que pode levar essa experiência para uma candidatura ao governo. “Acho que nós passamos por um momento de demonstração de condições para administrar algo muito conflituoso, que foi a pandemia da covid-19. Essa experiência não vai ser retirada do meu cérebro, ela está colocada. Eu acho que a pandemia nos colocou numa vitrine bacana, diante do que foi feito, do trabalho que foi feito”, completou.
De qualquer forma, Beto Preto já adianta que deixa o cargo em 3 de abril do ano que vem para se habilitar às eleições, independentemente do cargo ao qual vai concorrer. “Sou deputado, dia 3 de abril retorno para a Câmara. Até lá sou secretário de Estado do governador Ratinho Júnior, ou antes, se ele quiser interromper antes nossa jornada”, disse.
Na entrevista, Beto Preto também defende a candidatura do governador Ratinho Junior à presidência da República no ano que vem. “Ele pode ser presidente. Tá preparado. A candidatura do atual presidente tá colocada. Então, quem é que vai ser candidato na oposição ao presidente? Na atual circunstância, não será o ex-presidente Bolsonaro. Então, em primeiro lugar, estão aqueles que são mais próximos do presidente Bolsonaro, caso do governador de São Paulo, se coloca como opção. E o governador Ratinho Junior pode até sair na mesma condição, uma posição de centro, centro-direita mais moderada, que também é, nesse momento, competitivo”, disse o secretário.
Neste raciocínio, segundo Beto Preto, “nós temos a possibilidade de arregimentar grandes núcleos de centro e de centro-direita, como também podemos arregimentar todo o campo da direita, dependendo dos candidatos que se coloque”, explicou.
Beto Preto prevê um período de avanços com Ratinho na presidência. “Que ele está preparado para isso, não tenha dúvida. Passa um pouco pela vontade pessoal dele, mas se for presidente, eu não tenho dúvida de que nós vamos ter um período de avanço no Brasil muito bacana. Esse olhar que ele tem para trazer a iniciativa privada, sem perder o teor do compromisso social”, resumiu.
Leia também: Tempo para abertura de empresa cai de 8 dias para 8 horas no Paraná