camila gonda projetos câmara foto rodrigo fonseca
Camila Gonda. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A vereadora Camilla Gonda (PSB) disse nesta quarta-feira (26) que a Câmara de Curitiba tem 171 projetos de lei aguardando análise em 1º turno, com propostas apresentadas na última legislatura e na atual. Camila Gonda vê lentidão na apreciação dos projetos pela casa. “Eu, sinceramente, gostaria de entender qual é o mérito utilizado para ‘escolher’ o que entrará na pauta de votação. Em dezembro do ano passado, na última semana de sessões, em um único dia, foram votados 24 projetos de lei. Então, ficou provado que é possível aumentar as discussões nesta casa e dar celeridade para um processo que, por si só, já é burocrático”, disse ela durante o pequeno expediente da Câmara.

A vereadora usa como exemplo a pauta do dia da última sessão plenária deste mês, nesta quarta, que teve apenas um projeto em votação. “Temos várias iniciativas aguardando a apreciação plenária, como a isenção de IPTU para imóvel danificado por enchentes/alagamentos; para estabelecer critérios de transparência para as políticas habitacionais de interesse social do município; para dispor sobre a política municipal de valorização das mulheres na área de segurança pública; para instituir a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental; para prioridade de matrícula em período integral em escolas públicas da rede municipal de ensino para alunos órfãos, entre outros”, cobrou.

Leia também: Câmara dos Deputados aprecia projeto que obriga escolas com mais de 50 alunos a instalar detectores de metais