Ao participar nesta terça-feira (22) da 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia, a caminhada contra o feminicídio, em Curitiba, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, falou da importância da mobilização e reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa com políticas públicas voltadas à prevenção e ao acolhimento de vítimas de violência.
“Essa é uma causa que exige ação contínua do poder público e da sociedade. A luta contra o feminicídio não pode parar. Estamos aqui para lembrar as vítimas, apoiar quem enfrenta essa realidade e reforçar que violência contra a mulher precisa ser combatida com rigor”, disse Curi.
A mobilização integra o calendário do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e reuniu centenas de pessoas na Praça Santos Andrade e percorreu a Rua XV de Novembro até a Boca Maldita.
A Lei 19.873/2019 formalizou o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data foi criada em homenagem à advogada Tatiane Spitzner, assassinada pelo marido em 2018, em Guarapuava. “A data simboliza a luta permanente pela proteção das mulheres e pelo enfrentamento à violência doméstica e de gênero”, lembrou Curi.
O presidente da Assembleia destacou também as ações que o Paraná tem promovido nos últimos anos para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher. Ele citou o Programa Recomeço, para mulheres em situação de vulnerabilidade, que oferece renda, capacitação e acolhimento. Lembrou também a aprovação pela Assembleia da criação da Câmara Especializada do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que dá mais rapidez aos julgamentos dos casos de violência familiar.
Curi citou ainda outra iniciativa importante da Assembleia: a instalação de mais de 200 Procuradorias da Mulher em municípios do estado, ampliando o acesso à rede de proteção. “Temos feito a nossa parte no Parlamento. Mas essa é uma causa que precisa da união de todos. Vamos seguir firmes nessa caminhada por um Paraná onde nenhuma mulher seja vítima de violência”, concluiu Curi.
A Caminhada do Meio-Dia é promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do governo do Estado (Semipi) e, em 2025, aconteceu simultaneamente em mais de 170 municípios do Paraná.
Leia também: Dia Estadual de Combate ao Feminicídio: ações do Paraná e Caminhada do Meio-Dia. Veja fotos