
Nesta sexta-feira começam de verdade as eleições de 2024. É que pelo calendário eleitoral deste ano, 16 de agosto é a data em que passa a ser permitido fazer campanha para as prefeituras e câmaras de vereadores.
Prepare-se: suas redes sociais serão inundadas de propaganda de candidatos a prefeito e a vereador. E não será só nas redes. Os candidatos já vão poder distribuir santinhos, usar carros com alto-falantes, fazer comícios, caminhadas e carreatas e, mais que tudo, pedir voto.
Até aqui era a chamada pré-campanha. Agora, os partidos já fizeram suas convenções e definiram seus candidatos. Em Curitiba, oito dos nove escolhidos em convenção para concorrer a prefeito já solicitaram registro de candidatura no sistema DivulgaCandContas do TSE: Andrea Caldas, Eduardo Pimentel, Luciano Ducci, Luizão Goulart, Ney Leprevost, Roberto Requião e Samuel de Mattos.
Uma candidata, Cristina Graeml, escolhida na convenção do PMB, ainda não consta no sistema do TSE. O partido dela vive uma crise, com uma briga entre diretório nacional e dirigentes locais, e a definição depende da Justiça Eleitoral. O prazo de registro termina amanhã (15).
Para vereador, até o meio dia de hoje, esse mesmo sistema do TSE já tinha 656 candidatos em Curitiba. E eles vão querer chamar sua atenção. E para isso é que existe a campanha e a propaganda. E no fim do mês ainda começam os programas de rádio e televisão e os comerciais.
Leia também: Requião entra com pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral e Curitiba tem oito candidatos