Candidatos repudiam declarações de políticos em apoio a chapa que concorre à direção da OAB

Martha Feldens
oab apoios políticos abre

Foto: OAB/Foto

Os candidatos à presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná) pelas chapas “XI de Agosto”, Luiz Fernando Pereira, e “OAB Democrática”, Marlus Arns, condenam a manifestação de políticos em apoio à terceira chapa que participa do pleito, “pela Ordem”, encabeçada pelo advogado Flávio Pansieri. Pelas redes sociais e em vídeos distribuídos por meio de aplicativos de mensagens, pelo menos um deputado federal, um deputado estadual e um vereador já se manifestaram pedindo a eleição de Pansieri na OAB. Pansieri disse ao blog que as manifestações foram voluntárias e que não tem qualquer vinculação com os políticos que se manifestaram. A eleição ocorre no dia 22 deste mês e deve ter a participação de 90 mil advogados.

Para Luiz Fernando Pereira, da chapa XI de Agosto, só há desvantagem se políticos entrarem na disputa da Ordem. “Nunca houve isso, nunca houve político querendo decidir por nós, advogados, tentando dizer em quem nós temos que votar. Esse é um problema muito ruim, que tira a independência e autonomia, depois, de quem vai dirigir a Ordem. Quem fica pedindo vídeo para deputado e vereador vai ter independência e autonomia depois para questionar o ato de um desses políticos. Eu não vou pedir para político nenhum vídeo de apoio. Eu acho que os advogados podem decidir sozinhos”, disse Pereira ao blog.

Marlus Arns, da chapa OAB Democrática, foi no mesmo caminho. “As declarações de apoios a candidatos nas eleições da OAB/PR representam um caminho perigoso em torno do aparelhamento político da instituição, que sempre deve se manter plural e aberta a diferentes vertentes. Obviamente, os políticos têm total liberdade de se manifestarem em prol de candidaturas, trata-se de um processo democrático. Mas, lembramos que as eleições envolvem pelo menos 90 mil advogados e que a opinião de alguns – que votam, apesar de afastados da advocacia – não representa a maioria.”, disse em nota enviada pela assessoria de imprensa.

O que disseram os políticos em apoio à chapa Pela Ordem, da OAB Paraná

O deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD) fez um vídeo em que diz que está “muito contente porque surgiu na OAB do Paraná a chapa Pela Ordem, com o presidente Flavio Pansieri”. Stephanes diz que os integrantes da chapa são jovens e fazem oposição a quem está há mais de 60 anos no comando da OAB-PR. E destaca ainda que Pansieri, “pessoalmente, não tem viés de esquerda”. Ele cobra da OAB que se posicione contra “decisões absurdas” do Supremo.

O vereador Éder Borges (PL) fez recentemente uma publicação no Instagram, em que cita a eleição da OAB-PR como “muito importante”. “Nós temos concorrendo a essa eleição da OAB basicamente três chapas, sendo duas delas muito ligadas ao PT, e uma delas, que é a chapa Pela Ordem, que tem compromisso com segurança jurídica, limitação dos poderes do STF e ética na advocacia e no judiciário. Ela é presidida pelo doutor Flavio Pansieri, que é cum constitucionalista reconhecido, respeitadíssimo nacionalmente”, disse o vereador em vídeo.

O deputado estadual Denian Couto (Podemos) também falou sobre a eleição da OAB em seu canal no Youtube. “São três chapas para a subseção da OAB: Marlus Arns, na chapa OAB Democrática: XI de Agosto, comandada pelo advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira; e a chapa Pela Ordem, do doutor Flavio Pansieri. Eu sou advogado e vou aqui abrir o meu voto. Eu votarei no Flavio Pansieri. E o motivo é ideológico. Os outros dois candidatos são de esquerda e eu não quero ver a OAB alinhada ao PT, ao governo Lula e servir de capacho à ideologia esquerdista”, disse Denian em 16 de outubro durante o Jornal da Mercosul.

O que diz Flávio Pansieri sobre os apoios

Em nota enviada pela sua assessoria de imprensa, a chapa de Flávio Pansieri disse que não pediu nenhum apoio e que há manifestações voluntárias de pessoas que não têm qualquer ligação com sua candidatura. Veja o que diz a nota:

“Sobre os apoiamentos que nós temos recebido na nossa candidatura da Chapa Pela Ordem 10, informo que são apoiamentos espontâneos e voluntários de lideranças políticas que não participam e nem têm nenhuma vinculação com a candidatura do advogado e professor Flávio Pansieri.

A composição da Chapa Pela Ordem 10 é plural e respeita o que pensa a advocacia paranaense. A Pela Ordem 10 não tem nenhuma vinculação político partidária, nossa vinculação está relacionada apenas aos interesses da advocacia paranaense.

A Chapa Pela Ordem 10 tem o lado exclusivamente da advocacia e dos valores constitucionais expressos na Constituição Federal de 1988. O compromisso do nosso grupo que é heterogêneo tem o dever de servir a advocacia e a sociedade brasileira”.

O candidato ressalta ainda que pretende uma gestão “que pense em toda a advocacia, em todos os problemas que os advogados têm no seu cotidiano, em especial pense também nos problemas da sociedade, com a defesa das liberdades e prerrogativas profissionais, e com a defesa da democracia e das liberdades fundamentais dos cidadãos.

É preciso resgatar o protagonismo da OAB Paraná, abrir as portas e janelas para os advogados e advogadas, promovendo a pluralidade na gestão para todos. A advocacia enfrenta uma série de dificuldades no cotidiano, e nós vamos trabalhar para buscar soluções, com medidas efetivas para superar cada um desses problemas, com diálogo, com responsabilidade e transparência na gestão”

Leia também: Governo do Paraná envia à Alep projeto que prevê privatização da Celepar