
O ex-deputado e ex-secretário estadual da Saúde Michele Caputo Neto disse nesta segunda-feira (24) em nota distribuída aos jornalistas, que tem o apoio da Federação PSDB/Cidadania para seu pleito à vaga de deputado deixada na Assembleia Legislativa pelo atual prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício (PSDB), atualmente ocupada pelo deputado Dr. Leônidas, que trocou o partido pelo qual chegou à suplência, o Cidadania, pelo PL. Caputo recorreu à Justiça Eleitoral porque seu entendimento é de que a vaga é da federação, e não da pessoa do deputado que ocupava a primeira suplência (Leônidas).
Veja a íntegra da nota de Michele Caputo:
“A direção nacional da Federação PSDB/Cidadania manifestou, de forma oficial, apoio ao pleito de Michele Caputo Neto para que assuma a vaga de deputado estadual no Paraná.
O caso trata-se da disputa pela vaga deixada pelo deputado Douglas Fabrício, que se elegeu prefeito de Campo Mourão em 2024.
A ordem da suplência estabelecida no processo eleitoral de 2022 foi alterada, à medida que o então primeiro suplente se desfilou do partido (e da Federação à qual este partido pertence), perdendo as condições que lhe garantiam a vaga. É sabido que a vaga pertence à federação, não aos partidos ou às pessoas.
Reforço que a fidelidade partidária é um princípio essencial para a estabilidade do sistema político, especialmente no contexto das federações partidárias.
Portanto, o entendimento legal, como exposto, é para que se reconheça o direito à posse de Michele Caputo Neto. Este é um pedido de cumprimento da legalidade, da segurança jurídica e, sobretudo, da democracia.
Michele Caputo Neto”
Leia também: Morte do ex-deputado estadual Luiz Accorsi gera grande comoção do meio político do Paraná