Blog da Martha Feldens Mobilidade

Carol Dartora usa foto do BUD, lançado pelo governo estadual, para falar do VLT anunciado pelo governo federal

Martha Feldens
carol dartora bud no lugar do VLT

Reprodução Instagram

Virou motivo de chacota entre integrantes do governo do estado uma publicação feita pela deputada federal Carol Cartora (PT) no seu perfil no Instagram. Dartora usou uma imagem do BUD (Bonde Urbano Digital), lançado recentemente pelo governo Ratinho Junior (PSD) para a ligação entre Pinhais e Piraquara, para ilustrar o projeto de um futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), aprovado no PAC Mobilidade, mas que ainda não tem data para ser colocado em prática. Segundo o pessoal do Palácio Iguaçu, “como a proposta do governo federal só está na promessa, a petista utilizou uma fotografia do Bonde Elétrico Digital (BUD), anunciado neste mês por Ratinho Junior.”

A publicação de Carol Dartora foi feita nesta semana. Com a imagem do BUD do governo do estado, ela escreveu: “Tá sabendo da novidade?👀 Curitiba e a região metropolitana vão ganhar um novo tempo de mobilidade: o VLT que vai ligar o Centro Cívico até o Aeroporto de São José dos Pinhais está chegando!
São mais de R$ 2 bilhões do Novo PAC, garantidos pelo Governo Lula, para modernizar o transporte público com um sistema mais limpo, sustentável e acessível.
Esse investimento mostra o que sempre defendemos: quando o governo olha para o povo, os recursos chegam para transformar a vida de quem mais precisa, com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.
Seguimos firmes na luta por uma cidade mais justa e inclusiva.”

De fato, o governo federal anunciou a aprovação do VLT de Curitiba até o aeroporto de São José dos Pinhais, com um valor de R$2,2 bilhões. Mas é um recurso em forma de crédito para a prefeitura tocar a obra. O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) tem interesse e chegou a prometer o VLT na campanha do ano passado. Segundo ele, as condições para o empréstimo federal ainda não foram estabelecidas, o que só deve ocorrer no ano que vem.

O BUD já está quase pronto para circular. O Paraná será o primeiro estado na América do Sul a utilizar a inovadora tecnologia chinesa no transporte público. O BUD leva vantagem em relação ao VLT, já que sua operação não depende da instalação de trilhos, mas é guiado no asfalto através de indução magnética, reduzindo significativamente os custos de implantação.

O veículo, que já está em processo de montagem, começará a ser testado nos próximos meses entre os terminais de Pinhais e Piraquara, também na RMC, fazendo um percurso de cerca de 10 km em um “trilho virtual”, feito por meio de marcadores magnéticos e sensores no asfalto, sem a necessidade de trilhos físicos. O BUD é 100% elétrico e muito mais barato que o VLT.

Leia também: Um encontro de pesos pesados no Palácio Iguaçu