Em reunião online com mais de 100 partidários na segunda-feira (10), mandatários, lideranças nacionais e estaduais, presidentes municipais e filiados participaram do primeiro Encontro Estadual do Cidadania 23 do Paraná em 2025. Entre os temas debatidos, tiveram destaque a conjuntura política nacional e estadual, o planejamento estratégico do partido, o fim da federação com o PSDB, tema em pauta desde o fim das eleições municipais do ano passado, e a nova direção estadual. A abertura do encontro foi feita pelo presidente nacional Comte Bittencourt.
Por unanimidade, o Cidadania do Paraná fez um indicativo pelo fim da federação. Agora os outros estados vão ser ouvidos e o assunto será debatido numa reunião nacional em março. Segundo o partido, a decisão, aqui no Paraná, foi tomada porque o resultado político da federação não foi positivo.
Comte Bittencourt falou sobre os planos para 2025. “Teremos uma agenda extensa de debates internos e congressos municipais. Como nosso partido sempre entregou boas opções para os eleitores, queremos que, através destes encontros, possamos formar grandes e preparados nomes para os próximos pleitos. Por fim, é uma satisfação participar deste evento importantíssimo do Cidadania do Paraná”, disse o líder.
O ex-presidente estadual do Cidadania, Rubens Bueno, destacou que “as tarefas serão muitas em 2025. Porém, tenho certeza de que o novo presidente, Hélio Wirbiski, está preparado para o desafio”.
Seu sucessor, Hélio Wirbiski, falou sobre assumir o cargo. “É como substituir o camisa 10 de um grande time. Porém, tenho orgulho de dizer que aprendi muito com ele. Tenho certeza de que vou trabalhar muito para conseguir chegar perto do que Rubens Bueno realizou. Junto com todos, vamos fazer um partido cada vez melhor e maior”.
Eleangela Cervilha, secretária geral das Mulheres do Cidadania Paraná, falou sobre o engajamento feminino. “Vamos começar nosso planejamento escutando as mulheres que temos no partido. Nosso primeiro objetivo é engajar todas elas para voltarem a ser mais presente no partido. Sabemos que temos mulheres capacitadas e por isso reforço que precisamos de todas”, disse ela.
O prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, destacou: “Essas reuniões são muito importantes e fundamentais em nossa estrutura. Sem dúvidas, é uma forma de manter todos bem informados sobre as ações que o partido vem desenvolvendo. Mesmo sem ser um ano de eleições, é importante o partido estar sempre se aperfeiçoando e evoluindo”.
Leia também: Assembleia faz sessão no Show Rural de Cascavel nesta quarta-feira (12)