marcos pereira republicanos fecha porta Moro
Marcos Pereira. Foto: Câmara dos Deputados

O colunista Lauro Jardim, de O Globo, publicou nesta sexta-feira uma nota informando que o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, informou ao senador Sergio Moro que não haverá espaço para ele no seu partido. Segundo o colunista, Moro estaria desconfortável no União Brasil para concorrer ao governo do estado no ano que vem e teria tentado obter uma legenda forte que lhe dê condições de enfrentar um possível candidato do governador Ratinho Junior. Uma dessas legendas foi justamente o Republicanos. Coincidência ou não, o Republicanos fecha a porta a Moro logo após a ida a Brasília esta semana do deputado Alexandre Curi, filiado ao PSD, mas com aliados seus no comando do Republicanos no Paraná.

Oficialmente, Curi foi a Brasília para uma reunião na CGU (Controladoria Geral da União) para tratar de uma parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná na área de governança e transparência. Mas sempre sobra tempo para reuniões políticas. E uma dessas reuniões foi justamente com Marcos Pereira. Alexandre Curi é um dos pré-candidatos do PSD, partido do governador, à sucessão estadual no ano que vem.

Outro partido forte que praticamente fechou a porta a Moro foi o Novo, que na última sexta-feira filiou o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, desafeto antigo do senador. Martins migrou para o partido do ex-procurador Deltan Dallagnol na condição também de pré-candidato ao governo do estado no ano que vem.

O União Brasil, agora federado com o Progressistas, não oferece o melhor ambiente político a Moro, que, embora líder em todas as pesquisas para a eleição estadual em 2026, pode enfrentar resistências dentro do grupo.

O Republicanos é o partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, um dos mais cotados para representar a direita na eleição presidencial do ano que vem.

Leia também: Pimentel festeja dois anos de parceria com a PRF no transporte aeromédico