Dos quatro pré-candidatos em Curitiba que são deputados federais – Beto Richa (PSDB), Carol Dartora (PT), Luciano Ducci (PSB) e Zeca Dirceu (PT) – só Beto Richa votou ontem (28) por derrubar o veto do presidente Lula à restrição de “saidinha” dos presos. Os dois deputados pré-candidatos do PT votaram pela manutenção do veto sobre a saidinha. E o deputado Luciano Ducci esteve ausente da votação.
Outra derrota do governo Lula ontem aconteceu na votação do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro a dispositivo que criminalizava a disseminação de fake news em eleições. De novo, Beto Richa votou contra o governo, os dois petistas votaram a favor e Ducci se ausentou.
Beto Richa fez duas publicações nas redes sociais para tornar públicos seus votos. Sobre a saidinha, disse: “Votei sim pelo fim da saidinha. Congresso derrubou veto e proibiu saidinha de presos em feriados.” Sobre a questão das fake news, publicou: “Pela liberdade de expressão e livre manifestação de opiniões, meu voto é para mantermos o veto 46. Crime de opinião não existe”. Veja as publicações no perfil do deputado no Instagram.
Zeca, Carol e Ducci não se manifestaram publicamente sobre seus votos. Por meio da assessoria de imprensa, Ducci informou que precisou se ausentar das votações por razões pessoais.
Leia também: Projeto do governo: só Requião Filho e Arilson votam contra Programa Parceiro da Escola na CCJ