santillan pedágio lapa
Reprodução TV Assembleia

O presidente da concessionária Via Araucária, que ganhou o direito à exploração da rodovia BR-476, na região da Lapa, Sergio Santillan, disse nesta terça-feira (16) em audiência pública na Assembleia Legislativa, que a maneira mais rápida de garantir isenção de pagamento de pedágio a moradores do distrito de Mariental seria a prefeitura usar recursos do ISS (Imposto sobre Serviços) para subsidiar esses moradores. Mas o prefeito da Lapa, Diego Ribas, foi taxativo ao dizer que não aceita abrir mão da receita porque “não vai resolver”.

Na Lapa, aproximadamente 5 mil famílias do distrito de Mariental são obrigadas a pagar pedágio para chegar à sede do município. A audiência pública desta terça-feira, convocada pelos deputados Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT), foi justamente para tratar dessa situação de Mariental, mas qualquer solução que eventualmente seja adotada neste caso servirá de base para outras situações semelhantes, que ocorrem. no caso dos primeiros lotes do pedágio, nos municípios de Balsa Nova (São Luiz do Purunã), São José dos Pinhais e Jacarezinho.

Além da proposta de subsídio com uso da receita de ISS, outras alternativas de solução para o caso das famílias de Mariental surgiram na audiência desta terça. Uma delas foi apresentada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli, de que se cobre um valor mais baixo para os moradores da localidade de Mariental. Outra, sugerida pela prefeitura da Lapa, seria trocar a localização da praça de pedágio. Sobre isso, o presidente da concessionária se propôs a fazer estudos, mas adiantou que seria algo de mais demorado.

Leia também: Setor de transporte e logística faz mutirão para contratar 500 pessoas no Paraná. Veja onde