Blog da Martha Feldens Protestos na Assembleia

Conselho de Ética aprova punição ao deputado Renato Freitas, que deve recorrer

Martha Feldens
renato freitas desembargador suspende punição da assembleia

Deputado Renato Freitas (PT). Reprodução Instagram

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa decidiu nesta terça-feira (1) aprovar o parecer da relatora, deputada Márcia Huçulak (PSD), que prevê a punição do deputado Renato Freitas (PT) em caso relacionado a protesto contra projeto de terceirização da gestão administrativa de escolas em junho de 2024. Foram 4 votos a favor e um contrário, do deputado Doutor Antenor (PT), que votou pelo arquivamento das representações feitas pelos também deputados Tito Barichello (União) e Ricardo Arruda (PL).

Agora, a defesa de Renato Freitas tem cinco dias úteis para recorrer da decisão da maioria do Conselho. Se perder o recurso, o processo pode ir a plenário, para apreciação dos demais deputados. Cabe ao presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), decidir por pautar a votação. A pena prevista no parecer aprovado no Conselho de Ética é de suspensão por 30 dias de prerrogativas parlamentares para Renato Freitas.

Além do recurso sobre a decisão do Conselho de Ética, a defesa de Renato Freitas tenta outro caminho. A Comissão de Constituição da Justiça ainda discute pedido da defesa do deputado petista, que questiona a prescrição de prazos das representações feitas ao Conselho. Mesmo com o mérito já votado em reunião, a representação ainda pode ser anulada pela CCJ ou ainda e depois pela Justiça.

Leia também: LDO 2026: Ortigara diz que instabilidade no cenário nacional afeta projeções da receita

⚠ Comunicar erro