Curi smart city cidades inteligentes valdir amaral
Alexandre Curi na Smart City Expo. Foto: Valdir Amaral/Alep

Ao falar na abertura da Smart City Expo Curitiba, nesta quarta-feira (25), o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, anunciou a apresentação esta semana de um projeto de lei de sua autoria criando a Política Estadual de Apoio e Incentivo às Cidades Inteligentes – Paraná Inteligente.

Segundo Curi, “o propósito da iniciativa é contribuir com o fortalecimento da gestão pública municipal, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação administrativa e a valorização de políticas públicas que tornem as cidades paranaenses mais eficientes, inclusivas e preparadas para os desafios contemporâneos”.

Pela proposta de Curi, são consideradas cidades inteligentes os espaços urbanos e rurais caracterizados por uma inteligência coletiva e direcionados para o investimento em capital humano e social, o desenvolvimento econômico sustentável e o uso de tecnologias para aprimorar e interconectar os serviços e a infraestrutura das cidades, de modo inclusivo, participativo, transparente, seguro e inovador, com foco na responsabilidade ambiental e na elevação da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos.

O projeto deu entrada na segunda-feira (24) e agora começa a tramitar nas comissões permanentes, antes de estar apta para a votação em plenário.

Curi ainda falou sobre iniciativas da própria Assembleia na área da tecnologia. Nos próximos dias o Legislativo deve assinar um convênio com o Google para implantar a Inteligência Artificial (IA) na Assembleia visando otimizar e desburocratizar o Poder Legislativo. Ele participou do painel “Fórum Econômico Smart Brasil”, com o sócio e diretor da iCities, Caio Castro, o especialista líder em Comércio e Investimento do Setor de Integração e Comércio do BID, Leonardo Lahud e o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

A Assembleia Legislativa participa da Smart City Expo com um estande próprio.

Leia também: Líder do governo pede celeridade na apreciação do projeto de CNH gratuita a quem ganha até três salários