
Entre as mudanças que aconteceram na Assembleia Legislativa a partir do uso cada vez maior da tecnologia, está a identificação de quem acessa a casa por meio de reconhecimento facial. Agora, tanto deputados, como assessores, servidores da casa e visitantes só entram depois de passar pelo processo de identificação digital. O mesmo processo também serve para garantir a marcação do ponto dos servidores.
Nesta quinta-feira (25), o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi, fez uma publicação no Instagram explicando como funciona o sistema que, segundo ele, não gerou custos extras ao Legislativo.
“Quem entra na Assembleia Legislativa do Paraná — servidores, parlamentares ou população em geral — passa pelo mesmo processo de identificação digital. Processo que garante mais segurança, agilidade e igualdade de acesso aos prédios da casa.
O sistema, implementado com o apoio do Gabinete Militar, não gerou custos aos cofres públicos. A marcação de ponto dos servidores também segue o mesmo processo: 100% digital, auditável e com conferência facial.
Seguimos trabalhando com seriedade, inovação e respeito à população. Em defesa do Paraná, nosso trabalho não para”, disse Curi na legenda da publicação na rede social.
Para entrar na Assembleia, os visitantes passam por um processo de identificação rápido. Registram sua biometria facial na portaria, e têm acesso à catraca da entrada principal e ao prédio em que está sendo esperado: o prédio do plenário e do plenarinho, se vai a uma sessão ou audiência pública; o dos gabinetes, se vai encontrar um deputado; ou o da administração da Casa, caso seu compromisso seja na presidência, vice-presidências, secretarias ou alguma diretoria.
Além do crachá, catracas eletrônicas com tecnologia de reconhecimento facial estão espalhadas por vários pontos do prédio. O equipamento reconhece o rosto das pessoas e só autoriza a circulação de quem tem o trajeto previamente permitido pela segurança da casa. O visitante precisa passar pela catraca com reconhecimento facial ao entrar e ao sair de cada prédio.
Em média, cerca de 700 visitantes circulam pela Assembleia por dia.
Leia também: Assembleia nos Bairros leva recursos para a saúde da Regional Pinheirinho