curi respeito discurso
Foto: Franklin de Freitas

O recém-empossado presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), disse, tanto na entrevista coletiva que concedeu minutos antes de sua posse como no seu discurso na cerimônia principal, que o Legislativo, por abrigar deputados de diferentes ideologias, é “o poder mais vulnerável”. Seu papel como presidente da casa, disse Curi, será “garantir o respeito ao contraditório e à opinião da maioria”.

No discurso, Curi foi bem incisivo sobre o respeito entre os deputados. “Queremos o debate com civilidade e respeito. Os deputados representam a multiplicidade. Minha função será fazer com que todas as vozes sejam ouvidas. E, claro, nosso compromisso é com todos os paranaenses”, disse. Ele também citou a importância da harmonia com os outros poderes – Executivo e Judiciário – e fez um agradecimento especial aos servidores da Assembleia.

A nova gestão da Assembleia, segundo Curi, vai se basear em quatro pilares: inovação, sustentabilidade, economia e transparência. Anunciou medidas que ele diz vão gerar uma economia de mais de R$ 500 milhões do orçamento anual do Poder Legislativo. Entre as medidas estão o corte de gastos, a introdução da inteligência artificial no trabalho, a transformação de todos os prédios da Assembleia em inteligentes, com a geração da própria energia, o reaproveitamento da água e a eliminação do uso do papel.

“Cada economia que fazemos aqui é revertida em benefícios concretos para a população. Este é um modelo de gestão que vem dando certo porque produz resultados perceptíveis para a população. Esta é a política que me move e me entusiasma: a política de resultados”, disse ele no discurso.

A situação sócio-econômica do Paraná, segundo o novo presidente do Legislativo, é boa, como a quarta economia do país e melhora de vários indicadores sociais. “Mas sabemos que ainda há desafios importantes a enfrentar. Nossa geração tem a responsabilidade de garantir que o progresso continue chegando a cada parte do estado, de honrar o trabalho de quem veio antes de nós e preparar o caminho para quem virá depois.”

Alexandre Curi ainda prometeu sensibilidade política para atender as demandas de todo o estado e citou o avô, Aníbal Khury, que foi deputado estadual e presidiu a Assembleia por várias gestões.

Leia também: Nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa toma posse e “era Traiano” chega ao fim

Sete ex-governadores prestigiam posse de Curi na Assembleia. 300 prefeitos vieram de todo estado