Deputado pede que estado cubra perda dos municípios com redução do IPVA

Martha Feldens
arilson chiorato ipva perda arrecadação municípios foto valdir amaral alep eleição PT

Deputado Arilson Chiorato. Foto Valdir Amaral/Alep

Líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) enviou requerimento ao governador Ratinho Junior e ao secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, pedindo que a redução da alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) anunciada nesta semana, seja custeada integralmente pelo governo do estado, sem provocar perda de arrecadação das prefeituras. Segundo Arilson, a proposta do governo, que será votada na Assembleia, pode provocar perdas de até R$ 1,5 bilhão aos municípios paranaenses.

“Primeiramente, quero ressaltar que sou a favor da redução do IPVA, porém o impacto financeiro deve ser arcado exclusivamente pelos cofres públicos estaduais, uma vez que o Estado tem declarado superávit financeiro nas prestação de contas”, disse o deputado em vídeo que publicou no seu perfil no Instagram.

A proposta de diminuir a alíquota do IPVA de 3,5% para 1,9%, segundo o deputado petista, é uma medida positiva para os contribuintes, e o Estado teria capacidade financeira para absorver os impactos da medida. “O que não podemos aceitar é a queda na receita dos municípios e, que isso, comprometa a prestação de serviços básicos como saúde, educação, transporte escolar e segurança”, disse ele.

Atualmente, metade da arrecadação do IPVA fica com o Estado e a outra metade é destinada às cidades. “Os municípios dependem dessa receita fixa para manutenção de serviços essenciais”, pontua. Além disso, diz Arilson, 86% dos municípios do Paraná têm menos de 10 mil veículos tributáveis, como apurou a Receita Estadual. “Ou seja, se trata de uma receita fixa, que não é de grande monta, mas a aplicação da redução irá impactar muito os pequenos municípios”.

Leia também: Projeto que reduz IPVA no Paraná será encaminhado à Assembleia na próxima semana