
O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD) fez nesta segunda-feira, 28 de julho, Dia do Agricultor, uma homenagem “aos homens e mulheres que, com trabalho duro, colocam alimento na mesa dos brasileiros e impulsionam o desenvolvimento do estado e do Brasil”. Curi destacou a força da agropecuária paranaense. “Nosso agro é forte, moderno, produtivo e sustentável. O Dia do Agricultor é para celebrar a força de quem move a economia do Paraná, seja nas grandes propriedades ou na agricultura familiar”, disse Curi.
A agricultura, lembrou o presidente da Assembleia, movimenta cerca de um terço da economia paranaense e o estado se destaca em diversas cadeias produtivas, como soja, milho, frango, leite, trigo, feijão, erva-mate, cevada, alimentos orgânicos e produção de tilápia. “Como diz o governador Ratinho Junior, o Paraná é o Supermercado do Mundo — e com razão. Essa gente que acorda cedo e trabalha muito é responsável pelo grande momento econômico que vivemos”.
Segundo Alexandre Curi, a agricultura paranaense é um exemplo de modernidade e produtividade. “Esse desempenho é fruto da força e do compromisso dos nossos agricultores, que atuam com inovação, técnica e dedicação. O agricultor está no centro das transformações que fazem do Paraná um modelo de produção sustentável, eficiente e competitiva”, afirmou.
E ainda dá para melhorar a competitividade, segundo o deputado. Para ele, é fundamental que o poder público e a iniciativa privada atuem na construção de estratégias para ampliar o acesso à tecnologia, melhoria da infraestrutura logística, fortalecimento da agricultura familiar e qualificação da mão de obra. “É essencial que novas políticas estimulem uma produção cada vez mais conectada às exigências do mercado global. É nisso que vamos trabalhar”, concluiu.
Leia também: Em eleição apertada, Arilson Chiorato se reelege presidente do PT do Paraná. Zeca Dirceu contesta