humberto costa GTE reunião PT
Senador Humberto Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Eleietoral do PT. Foto: Reprodução TVPT

Uma reunião online na segunda-feira (27) às 10h pode pôr um fim nas especulações sobre os rumos do PT na eleição de Curitiba este ano. Convocada pela direção nacional da sigla, a reunião terá as participações do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do PT e, regionalmente, do presidente estadual do partido, deputado estadual Arilson Chiorato, do presidente municipal, vereador Angelo Vanhoni, e dos três pré-candidatos colocados: o deputado federal Zeca Dirceu, a deputada federal Carol Dartora e o advogado Felipe Mongruel, o Magal.

A direção nacional do PT já expôs sua posição sobre o pleito em Curitiba no ano passado. A intenção é fazer uma aliança de partidos alinhados ao governo federal. O caminho apontado foi fazer coligação com o PSB, do pré-candidato Luciano Ducci. O PT não ocuparia vaga na chapa majoritária e o nome do vice poderia vir de outro aliado, como o PDT, com o deputado estadual Goura.

O deputado Arilson Chiorato, presidente estadual do PT, torce para que a reunião de segunda-feira seja conclusiva. “O pior cenário é a dúvida”, disse Chiorato ao blog. A falta de definição, segundo ele, deixa o partido engessado.

A reunião do PT será exclusivamente para tratar de fazer ou não a aliança, sem entrar em questões como qual será a participação da sigla numa eventual chapa com aliados. Há grandes chances de que a direção nacional faça valer sua posição, uma vez que as prefeituras das capitais são consideradas estratégicas para a sucessão presidencial de 2026. O GTE é composto por caciques do partido. Além da presidente Gleisi Hoffmann, fazem parte do grupo nomes como os do ex-deputado Henrique Fontana e do senador Humberto Costa.

Leia também: Muitos querem apoio de Moro nas eleições em Curitiba, principalmente Ney. Mas decisão só sai em junho