pré-candidatos parceiro da escola votação
Ney Leprevost (União Brasil). Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O três pré-candidatos à prefeitura de Curitiba que são deputados estaduais – Goura (PDT), Maria Victória (PP) e Ney Leprevost (União) – votaram nesta segunda (3) em primeiro turno na Assembleia Legislativa a proposta do governo estadual que cria o Programa Parceiro da Escola. Goura e Ney votaram contra o projeto. Maria Victória votou a favor. O resultado final da votação do primeiro turno foi de 39 votos a favor e 13 contra.

O blog tinha antecipado o voto de Goura, que faz parte do bloco de oposição ao governo de Ratinho Junior (PSD), e já tinha tinha declarado que iria votar contra nas duas sessões desta tarde. Ney e Maria Victória não adiantaram seus votos, mas por serem ambos da base de apoio ao governador, poderiam votar favoravelmente ao projeto.

Mas Ney Leprevost, pouco antes de começar a votação, enviou a seguinte mensagem ao blog: “Votarei c a educação, como sempre fiz historicamente”. Em seguida, veio seu voto na sessão remota: Não ao projeto do governo. Maria Victória foi a única entre os pré-candidatos de Curitiba que votou favoravelmente ao Parceiro da Escola.

O programa, que transfere a gestão escolar para a iniciativa privada em 200 escolas de 110 municípios do estado, enfrenta uma forte reação da categoria dos professores, que iniciou uma greve hoje (3) e faz protesto na Assembleia.

Leia também: Assembleia aprova terceirização da gestão de escolas no Paraná por 39 a 13 votos. Veja como os deputados votaram