A confirmação da eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos acabou ocupando os políticos locais nesta quarta-feira (6). Foram muitas as manifestações, principalmente com publicações nas redes sociais. Mas na Câmara de Curitiba houve até comemoração.
O vereador Éder Borges (PL), aproveitou o pequeno expediente para falar do assunto e relacionar a vitória de Trump a uma possível volta do ex-presidente Bolsonaro ao poder no Brasil. “Trump está de volta. E é questão de tempo, é só resolver esse trambique que deixou [o ex-presidente Jair] Bolsonaro inelegível, para o Brasil ser grande novamente”, disse Borges.
Mas a maioria das manifestações dos políticos locais foi mesmo de cumprimentos a Trump. O governador Ratinho Junior (PSD), logo pela manhã, escreveu no X: A maior democracia do mundo deu sinal verde para que o presidente @realDonaldTrump volte a comandar os Estados Unidos. A decisão democrática deve ser respeitada. O Paraná continuará dialogando com os americanos para fortalecer uma relação comercial exitosa para os dois lados.”
O prefeito eleito de Curitiba foi na mesma linha do governador. Eduardo Pimentel publicou no X: “Em uma democracia, a vontade popular é soberana. Em nome dos curitibanos, parabenizo o presidente eleito Donald Trump pela vitória. Desejo sucesso na construção do seu governo e que os laços Brasil-EUA sejam fortalecidos”.
O senador Sérgio Moro também se manifestou na rede X e relacionou a vitória de Trump com as eleições de 2026 no Brasil. “Congratulações a Donald Trump pela expressiva vitória no colégio eleitoral e no voto popular. Todos desejam que faça um bom governo. Esperamos que a virada à direita na maior potência mundial seja um sinal de mudança para o Brasil em 2026”, disse.
Do espectro mais à esquerda, as manifestações foram no sentido contrário. “A eleição de Trump é um sinal de alerta para o campo democrático no mundo todo. A polarização se mantém como uma realidade e temos de nos preparar para enfrentá-la também aqui no Brasil, onde a extrema direita já se assanha com o resultado. Temos de fortalecer o campo da democracia em nosso país, mas principalmente dar respostas concretas às necessidade e expectativas do povo, que não cabem na receita neoliberal que o mercado quer impor ao governo e ao país”, escreveu Gleisi no X.
O deputado estadual fez uma publicação no Instagram. “Dia triste para a democracia: as fake news, o negacionismo e o extremismo venceram nos Estados Unidos.Mais do que nunca, precisamos nos organizar e somar forças para que o mesmo não aconteça no Brasil em 2026. Esse trabalho começa aqui, hoje, em nosso bairro, cidade, estado. Conto com vocês para participar dos movimentos e ações que faremos nos próximos meses. Vamos à luta!”, disse.
Leia também: Donald Trump é eleito presidente dos EUA e voltará à Casa Branca em 2025