
O governador Ratinho Junior (PSD) disse nesta sexta-feira (22), logo após participar da inauguração da nova fábrica da Electrolux em São José dos Pinhais, que fica honrado com um dado da última pesquisa Quaest de que 70% dos eleitores do estado entendem que ele merece fazer seu sucessor. “Em algum momento nós vamos apresentar alguém que possa estar à altura dessa continuidade do estado e vamos buscar apresentar para a população e mostrar que é a a melhor opção no sentido de fazer com que o Paraná não pare”, disse Ratinho sobre a escolha de um candidato à sucessão
“Quero primeiro agradecer a confiança da população. Acho que existe um sentimento de que o Paraná vive um bom momento. Mais que um sentimento, os números acabam dizendo: melhor educação do país, o estado que mais constrói casa própria, que mais tem investimento na urbanização das cidades, a geração de empregos batendo recorde. Então, a população compreende esse bom momento do estado. E eu fico muito honrado de ter essa confiança”, disse o governador aos jornalistas.
Mas Ratinho segue falando que não quer antecipar a discussão sobre sua sucessão. “Claro que 2026 é discutido em 2026, e só estamos ainda na metade do ano de 2025. Mas eu tenho obviamente a responsabilidade e a preocupação de poder deixar esse legado de construção que estamos fazendo no estado para alguém que possa dar continuidade. E fazer com que o Paraná não perca o ritmo de crescimento”, afirmou.
O governador ainda comentou o bom momento da indústria paranaense. “Nós conquistamos há três anos nosso lugar como quarta economia do país, o terceiro na indústria, e hoje somos o maior gerador de empregos em proporção à população no Brasil. E hoje estamos na marca da maior geração de empregos da nossa história com carteira assinada. 82% da população adulta do Paraná trabalha e com carteira assinada. E um dado muito importante é que nós estamos só com 3% de desocupação. O que é isso? No mundo, quando você está abaixo de 6% de desocupação, você está em pleno emprego. Então, hoje o Paraná tem um bom problema”, disse.
Isso, segundo o governador, “é fruto do investimento privado de grandes grupos, como o de aqui hoje, da Electrolux, que está anunciando a sua maior planta da América Latina, um investimento que passa dos R$ 700 milhões em uma fábrica altamente sustentável. Com preocupação com o meio ambiente, que vai produzir, mas com responsabilidade ambiental. Isso para nós é muito importante, já que o Paraná é por quatro vezes consecutivas eleito o estado mais sustentável do Brasil. Ter a iniciativa privada também com essa visão da sustentabilidade é muito bom. E o melhor de tudo é a geração de empregos. Nós estamos falando aqui de emprego na veia. São 2 mil colaboradores que vão estar levando seu sustento para casa através dessa planta”, concluiu.
Leia também: Dirigentes do PDT pedem que Quaest inclua Requião Filho em pesquisas para o governo do Paraná